Por Nat Valarini
A questão é: o que comemorar quando a qualidade de vida da população está precária?
Dou-lhes meia dúzia de motivos para questionarem e alerto que qualquer semelhança com o resto do Brasil é mera coincidência:
1- Dirigir pelo asfalto candango faz-me imaginar um pouco do que deve ser participar de um Rally;
2- A saúde pública está precária. Faltam médicos, remédios, leitos para atender a demanda de pacientes, e afins;
3- Os altos impostos fazem com que as empresas migrem para a região do entorno (no estado de Goiás), atrapalhando o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no DF;
4- Violência. São casos de meros furtos, passando por seqüestros, assassinatos e tráfico de drogas (inclusive venda de Crack próximo ao Congresso Nacional);
5- O transporte coletivo é um dos mais caros das terras tupiniquins e em relação ao custo-benefício, deixa a desejar se compararmos a outras capitais;
6- No ensino público, contamos com escolas sucateadas e professores mal pagos.
Por falar em educação, mais uma vez, enfrentamos outra paralisação de professores que reivindicam melhores salários. Em contra partida, recentemente, o GDF fez uma ‘campanha’ contra a greve dos educadores, gastando verba com publicidade, alegando que não há dinheiro para tal reajuste por culpa da crise mundial.
Bom, pagando 480 mil reais para Cláudia Leitte e 500 mil para Xuxa ‘cantarem’ (risos²...) no evento, realmente, não há cofre público que dê conta de enfrentar uma crise e arcar com suas responsabilidades junto ao povo. Antes que me venham com o discurso de que cada área recebe um montante e que a grana da festança é separada do restante do orçamento, inclusive da educação, aviso-lhes que a verba destinada ao aumento salarial dos professores do Distrito Federal estava encaminhada para seu destino e, num passe de mágica, tomou novos rumos, capisco? Para onde foi, só o alto escalão sabe!
Enfim, foi uma festa GIGANTESCA, recheada de atrações e turistas de vários lugares. Entretanto, o dia amanheceu e a anfitriã enfrenta a velha jornada, com ressaca e maquiagem borrada. Sugiro que no cinqüentenário, o governador José Roberto Arruda e equipe, presenteiem a Brasília e sua população com algo mais do que algumas horinhas de diversão passageira. Que tal um pouco de respeito? Nem precisa embalar com papel colorido e fita de cetim, afinal, é um caso de urgência e o que vale é a intenção.
Imagens originais: Correio BrasilienseMontagem das fotos: Nat Valarini
Brasília 49 anos: Parabéns para quem? by Nat Valarini is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at garotapendurada.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://garotapendurada.blogspot.com/.
Bem, Brasília... Cidade feia, mas de modos bons. Ao contrário da maioria, e esse pode ser um sério defeito meu, não gosto de nada dessa arquitetura fria e sen personalidade.
ResponderExcluirBelo Blog!
Poemas, causos e divagações de um caipira curioso.
http://goiaschaopoemadobao.blogspot.com/
Bem, eu tive uma impressão deste festejo, após ler seu post. Me pareceu aquela situação típica de gente que era rica, fica pobre e depois quer viver de aparência. Bem, o Brasil cheio de tantos problemas, promovendo uma festinha para aprecer aos turistas que tudo está bem e é lindo!
ResponderExcluirOutra coisa, qual o sentido de se faze ruma festa de 49 anos? Se fosse de 50 dava até pra entender que eles queiram fazer estardalhaço, mas uma festa de 49 anos é o mesmo que comemorar 5 meses de namoro (acho que 5 meses de namoro possui mais lógica).
http://diegohag.blogpsot.com
De fato, acredito eu que não deveria ser gastado tanto em festas "Grandes Shows" se nem mesmo motivo tem para comemorar.. Antes de festejar vamos trabalhar em prol de um Brasil melhor.
ResponderExcluirAbraços..
bela e justa homenagem, parabéns para Brasília, e você sabe que o que eu fiz no meu blog, é apenas uma brincadeira...tenho o maior respeito por Brasília...bjs..
ResponderExcluire obg pelo comentário.
Além de todos os problemas não tem muito o que se comemorar em 49 anos né, geralmente as cidades comemoram com datas redondas tipo 50, 100 e por aí vai. Mas talvez a explicação pra isso seja as eleições de 2010, já que não podemos consertar tudo, vamos distrair o povo!
ResponderExcluirBeijooos!
numk fui la at gostaria
ResponderExcluirparabens a Brasilia
xD
se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/
Nunca estive em Brasilia, mas não descarto a possibilidade. Mesmo assim sei dos problemas que enfrenta, como toda grande cidade no Brasil. É engraçado realmente ver a imprensa e os governos tentando mascarar a situação chamando o povo pra comemorar o aniversário. E muita gente vai, mesmo morando em ruas esburacadas, sem escola pros filhos, sendo assaltado todo dia...
ResponderExcluirvai nessa!
http://bemcontar.blogspot.com
Atualizado
A questão é: o que comemorar quando a qualidade de vida da população está precária?
ResponderExcluirCertamente pensar nisso vai ser algo em ultimos planos...
Sabe como é né, Brsileiro quando tem festa cai "matando".Alegria total ( tem festa estou dentro, um dos meios de pegar individuos facilmente)
Não conheço a cidade bem, mas isso faz pensar que enquanto o povo passa fome, a festa transcorre sempre. Isso é o Brasil! Parabéns pelo blog!!!
ResponderExcluirXuxa "cantando"? Mentira... ¬¬
ResponderExcluirNunca fui à Brasilia, mas tenho duas grandes amigas que moram lá. E por causa disso, gosto um cadim da cidade. Risos.
Parabéns pela forma lúcida com a qual você transcorreu sobre os problemas da tua cidade.
Beijim.
Essa festa me lembrou os vários showmícios que acontecem nas épocas de eleição. Infelizmente, o povo é absurdamente ignorante e se deixa levar pela política do pão e circo com você bem destacou. Eles preferem cantar Ilariê do que ter uma educação de qualidade, um atendimento médico descente ou voltar pra casa sem levar um balaço no olho. Aff! ¬¬
ResponderExcluirDaí quem é sério acaba pagando o pato e tem que se virar para bancar escolas e clínicas de saúde particulares. ¬¬
Escrevi sobre a nossa "brava" gente brasileira no meu post atual. Quando puder, passe lá. =)
Beijo.
Se com 49 anos foi assim, imagine com 50 anos????
ResponderExcluirInfelizmente o povo é burro e festeiro.
Tem muita gente que não está nem aí pela precariedade que a cidade se encontra, mas tem que ter festa.
Vejo por aqui: a maior festa da cidade é a Exposição agropecuaria. Ano passado, com o governo em divida o prefeito resolveu cancelar a festa. O povo ficou revoltadissimo. Como assim???? Eles preferem acordar as 3 da manhã para enfrentar a fila no posto de saúde do que ficar sem aquela festa onde pode ver os sertanejos mais bregas do país.
É ou não é burrice????
Beijocas!!!!!
Engraçado... Há uns posts atrás, você falava sobre o inferno que a cidade enfrenta quando a chuva desaba. E hoje, eu leio isso aqui.
ResponderExcluirUma única palavra pode resumir o que eu penso: Sa-ca-na-gem! E das boas!
Beijão, Garota!
É de deixar qualquer um pasmem o que esses políticos indecentes fazem com a verba que poderia ser empregada em um monte de coisas para melhorar o futuro do lugar e dar dignidade à população. Acho que nem se jogasse uma bomba em cima de todos os politicos que sacaneam o povo adiantaria. É lamentável o povo conviver com isso, aceitar isso... Enquanto isso nós vemos nos noticiarios, as pessoas morrendo em hospitais, polícia matando gente inocente, pessoas sem o mínimo de educação e conforto... É um absurdo fora do comum tudo isso....
ResponderExcluirTAMBÉM NÃO VI POSSIBILIDADES DE HAVER MOTIVOS PARA COMEMORAR OS 49 ANOS DE BRASÍLIA, SE PELO MENOS ISSO SIGNIFICASSE UM FERIADO A MAIS PARA NÓS!
ResponderExcluirABRAÇO BOA SORTE AI!
Vc acha muito R$ 980 mil pra CL e Xuxa?
ResponderExcluirSe eu tivesse grana, eu pagaria o dobro...
Para elas NÃO cantarem, é óbvio! :D
E não me faça comparações com 'Réveillon Carioca'. Desde ontem, esta expressão está me causando calafrios.
Não é propaganda, Nat, mas só indo ao meu blog para entender >:(
Isso é um absurdo!O país cheio de problemas,e eles ficam gastando um dinheirão em festinha....Um dinheiro q poderia ser usado em outros setores...Tanta pobreza ainda..E ficam gastando em festa...Antes eu nem sabia pra q criar uma capital,mas depois de receber EDUCAÇÃO,ESTUDO coisa q muita gente no nosso país ainda NÃO TEM, eu entendi o porque de ter sido criada Brasília...
ResponderExcluirPoxa, comparar com o Réveillon Carioca?Não é por nada ñ,mas isso caiu um pouco mal....
Meus parabéns pelo post!
parabens,
ResponderExcluirmais não axo q devia ter festa
se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/
parabéns
ResponderExcluirseu texto é afiado,pontual e muito certeiro..
vc vai longe...
Que lagal as imformações!
ResponderExcluirbjs
hoje de manhã ouvia no radio que houve tumultos nessa festa, que pessoas acabaram esfaqueadas depois da festa, mas em busca pelos sites de noticia nada encontrei. Teria a radio globo exagerado?
ResponderExcluirLembro de meu pai falando de Brasilia como se falasse de um outro mundo (ele acompanhou a inauguração) onde tudo era futuristico , coisa moderna, como dizia.
Acho que era o espirito daqueles que planejaram essa cidade, que viesse a ser amaior e melhor do pais. Pena que os governadores subsequentes não tiveram a mesma visão.
Ainda assim, um dia quero conhecer de perto, só pra conferir....
um abraço
Hei Bones!
ResponderExcluirOs casos de tumulto foram verídicos:
Trinta esfaqueamentos, sendo que destas vítimas, uma veio a falecer.
Lamentável!
Cara, eu nem ligo mas pra politica brasileira, esse país teria tudo pra ser exemplo, mas...[sempre tem o mas]
ResponderExcluirinfeliste a corrupção é maior q os zeros da grana usado pro 'showzinho particular do Analfabeto sem dedo'
imagine a piranha da Dilma ano que vem...
Caramba 10 milhões , eh muuuito dinheiro .Blog bem informativo . www.conexaotoonami.blogspot.com
ResponderExcluirpassa/vote na enquete /se qusier parceria avise ?/entre na comu ;x
Tava mesmo discutindo com uns amigos: qual o sentido da existência de brasília. (Tá, tem alguns plausíveis que até cairam na fuvest do ano passado), mas é muita discrepancia os gastos que são realizados em um país que tanta gente passa fome.
ResponderExcluirApesar que essa é uma discussão que vai longe (e começou que começou com a disposição da Igreja em ostentar riquezas e a tal "obra de deus" fica em segundo lugar).
Cara perfeito. Disse algo que esta na cara mt brasilienses que não sabem enxergar a tal realidade. Moro em Brasília e sei que isto está realmente ocorrendo. E infelizmente não é só aqui esta ocorrendo em todo pais. Bem isso é o pouco do que rola aki só morando aki mesmo pra ver realmente a merda que ta virando a capital da esperança. Parabéns ótimo texto ótimo blog.
ResponderExcluirhttp://jrtalvez.blogspot.com/
E viva ao país do pão e circo. Para que se falar em problemas, se temos a Cláudia Leite para nos fazer "esquecer" das mazelas da cidade. Para que reclamar doa qualidade do asfalto? é só cantar: Ilari lariê ô ô ô, é a gastança do arruda que vai dando o seu alô.
ResponderExcluira unica vez que estive aí tive uma boa impressão da cidade. deve ter seus problemas como qualquer outra. deveria ser exemplo de estrutura urbana, por abrigar a cúpula da política nacional... mas infelizmente me parece não ser bem assim não é??
ResponderExcluirabraço!
Bons dias, querida!
ResponderExcluirEm primeiro lugar, uma correção: é Cláudia LeiTTe, com dois tês! Exigência da moçoila clone da Piriguete Sangalo. O que a numerologia não faz, esses "artistas"...
Bem, vamos lá: a crise mundial veio a calhar pra muita gente. Tal como aí em Brasília o governo da Bahia cortou R$ 26 milhões da educação e o resultado vem sendo catastrófico: "apagão" de professores nas escolas baianas. Tá faltando professor, ninguém quer mais! E, que me perdoe se eu disser alguma bobagem, mas é até interessante que ocorra tal fenômeno!
Pra onde foi o dinheiro destinado ao aumento salarial dos professores?
É que vocês em Brasília não tem um político sincero e honesto como o prefeito de Salvador, o João Mamão, que afirmou ter desviado dinheiro da saúde e da merenda para o carnaval. E sabe o que aconteceu? Naaaaada. Afinal, era carnaval mesmo. Quem liga pra esses "detalhes"?
E com uma festança com Claudia LeiTTe e Xuxuxu Xaxaxa quem liga pra esses detalhes, não é?
xxx4u! bjs!
brasilia só é ruima desse jeito por que nos anos 90 praticamente só um governador mandou por aqui,e ele é daqueles populistas,que prometem casa pra todo mundo.Muitas invasões surgiram ,aumentou o numero de pessoas aqui,e uma das cidades que tem mais gente em goias é do entorno do DF aguas lindas.Eu conheço pessoas que dizem que nos anos 80 ,quase nõa haviam assaltos por aqui...
ResponderExcluirAh, não é só em Brasilia, isso que é pior. Se fosse um lugar ou outro, tudo bem. E sabe o que é pior ainda? Uma das cidades simbolos do Brasil, a capital federal, nessas condições precárias. Ainda está melhor queas favelas e morros de São Paulo e Rio de Janeiro, outras grandes imagens nacionais, mas é assim mesmo. O dinheiro que era pra ser investido em melhoras NACIONAIS é usado pra festa. E como dizem.. tudo acaba em pizza...
ResponderExcluirBeijos
Olá
ResponderExcluirConcordo com vc. O país tá cheio de problemas(e para isso não há verba), mas para uma festança que chama muita atenção (tem dinheiro de sobra).
Podiam colocar essa grana toda em um helicóptero e distribuir para o povão. Imagina uma chuva de dinheiro....rsrsrsrsrs
O negócio é rir pra não chorar.
Abraços
Falou tudo: "Pâo e circo" . É muita incoerência nos dias de hoje... não dá para entender mesmo. E o Lula comemorando que pode emprestar dinheiro para fora. Isso pode até ser bom, sei lá, mas para o leigo soa meio estranho mandar dinheiro pra fora quando falta aqui dentro. Tomara que seja uma manobra política que, via juros, acabe trazendo mais dinheiro para cá.
ResponderExcluirE não posso deixar de comentar o seu excelente e bem humorado aviso: "Não quero comentários de quem lê como quem tem uma ejaculação precoce!" HAHAHAHAHA. Virei fâ!!!
HAHAHAHA...pois é, agora q ando divulgando mais o blog!
ResponderExcluirJá sou sua seguidora tb :))
bjssss
É Nat não entendi porque festa de 49 e não de 50 anos, sabe o que me fez lembrar seu post? Faroeste Caboclo, Legião Urbana, seu post completa a musica. bj
ResponderExcluirOi, Nat!
ResponderExcluirNão conheço Brasília,mas pelo seu relato a festa foi uma maquiagem das boas para esconder os problemas que a cidade enfrenta no aniversário. Só o cachê dos artistas poderiam ter ajudado a saúde pública, por exemplo. Enfim, parabéns a cidade pelo aniversário. Obrigado aos vários comentários lá no Café com Notícias. É muito bom ler um comentário inteligente e bem feito...para mim é uma honra!
Abraço
infelizmente essa é a realidade de grande parte das cidades brasieiras... :/
ResponderExcluirminha cidade tem 2 ou 3 semanas de festas grátis em junto, por conta das festas juninas (desculpa a redundancia).
Os artistas q vem não são taaao famosos como os citados (bandas de todo tipo de forró ¬¬' e raros Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Domingunhos)
mas a quantidade de atraçoes deve dar um valor consideravel..
Tem selo pra ti no meu blog
www.thiagogaru.blogspot.com
É um caso a se pensar. Se o governo não fizesse nada no aniversário da cidade, certamente muitos iriam reclamar, daí eles fazer e muitos reclamam com a mesma intensidade. Não se pode agradar a todos.
ResponderExcluirBrasilia. Arquitetura linda, preenchida por mentes que acham que estão em um lugar onde não é preciso ter responsabilidades para com os seus patricios...
ResponderExcluirNo Brasil, resido em Goiânia, praticamente, ao lado de Brasília, Mas confesso que nunca fui a Brasília. Somente passei pela cidade, já que a intenção era ir para outros lugares. Pelo que você descreve, os problemas da cidade se repete aos de outras grandes cidades do país. No entanto, os moradores daí têm um motivo a mais para se inquietar. Afinal, estamos falando da capital do país. Lamentável, que nem a capital dá exemplo de um governo que se preocupa com o desenvolvimento da cidade, da região... Os problemas do Brasil são crônicos, já dizia Lima Barreto na obra "Os Bruzundangas". Temos um país de falácias, promessas e não de atitude...
ResponderExcluirSou moradora de Brasília a 16 anos e gosto muito desta cidade que me acolheu! É claro que toda cidade tem seu pontos belíssimos e também a sua feiúra, seus problemas, seu clima. Mas mesmo assim, amo esta cidade e pretendo ficar por aqui por muito tempo.
ResponderExcluirOi Nat!
ResponderExcluirÉ, foi bem feita a festa aí pelo que vejo!
Ingles viu e achou bonito, agora o povão e os que foram esfaqueados não tem nem um hospitalzinho pra ser atendidos.
Isso que vc retratou eu assino embaixo pq aqui é a mesma coisa.
Esse é o país que vai sediar a Copa do mundo e que quer sediar olimpiadas, um país que come ovo frito e arrota caviar...
Ótimo post!
bjO*
HAHAHAHA
ResponderExcluirValeu pelos comentários inteligentes!
As mulheres enqto "fumantes passivas" foi ó-te-mo!
bjobjo
10 MILHÕES para uma festa? absurdo... afff
ResponderExcluiro que teve de briga nessa festa não foi brincadeira. 10 milhoes gasto para comerar um aniversario de uma cidade enquanto milhoes de pessoas no Brasil so queriam ter 3 refeiçoes por dia.
ResponderExcluirTava pensando a mesma coisa que disseram ali em cima, se com 49 anos imagina com 50...
ResponderExcluirtipo, vai ser a maior festa ja vista, com tudo que se tem direito com gastos do tamanho da divida externa de países subdesenvolvidos :D
Sério, pra que tudo isso? Pra enganar a população? Sei lá, não consigo entender.