Por Nat Valarini
Caso as discussões a cerca de medidas provisórias não atrapalharem, o projeto polêmico da deputada Rita Camata (PMDB-ES), poderá ser votado ainda este mês pela Câmara dos Deputados, após 14 anos tramitando.
O PL 810/95 trata da proibição da venda de bebidas alcoólicas para quem estiver visivelmente embriagado e também a colocação de advertências nos rótulos das garrafas para alertar os consumidores sobre os efeitos nocivos do álcool à saúde de mulheres grávidas, em especial, dos fetos. Prevê ainda multa e/ou reclusão de 06 meses até dois anos para quem desrespeitar as regras.
Vejam o que a idealizadora pensa: "É uma política que busca a redução dos danos causados por essa droga lícita, socialmente aceita, mas que traz imensos prejuízos", diz Camata*.
Confesso que, em relação aos bêbados, pequei pelo meu radicalismo várias vezes. Como eu não bebo, olhava para os ébrios e queria que esses camaradas, em especial os que não tem um pingo de respeito por si mesmos, sentassem num engradado e enchessem o cú de cachaça.
Entretanto, ainda há em mim uma pontinha compaixão que me faz enxergar este projeto como uma tentativa de proteger a pessoa de si mesma, uma espécie de benefício para o fígado alheio, já que o ‘bebum’, na maioria das vezes, deixa a síndrome da abstinência ser maior que sua força de vontade.
Sei de uma coisa: se entrar em vigor, vai ser difícil fiscalizar, ou mesmo impedir, que as pessoas encham a cara com a conivência do barman ou do tiozinho do botequim da esquina. Contudo, não deixa de ser uma iniciativa válida, mas que, com toda certeza, encontrará uma forte resistência cultural da população que está acostumada ao etanol de cada dia.
Se eu fosse a deputada federal Sandra Rosado (PSB), relatora do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, colocaria a seguinte observação: Aquele que for pego dando uma ‘pinguinha pro Santo’ vai direto para o xilindró.
Pensem comigo: Há tantos botecos nessas terras tupiniquins que, se cada bêbado derramar no chão um dedinho de água ardente, em oferenda ao tal do santo, o pobre coitado já está para lá de Bagdá a séculos!
Seria o alcoolismo um dos motivos para que os santinhos se esqueçam do planeta terra e o deixem em meio ao caos?
Imagem: Cena do Filme ‘O ÉBRIO’ - Gilda Abreu
Lei quer proibir venda de bebidas alcoólicas aos embriagados by Nat Valarini is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at garotapendurada.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://garotapendurada.blogspot.com/.
"Seria o alcoolismo um dos motivos para que os santinhos se esqueçam do planeta terra e o deixem em meio ao caos?
ResponderExcluirNat,
Enfim encontro em um blog uma questão transcendente, destas cuja lucubração merece a atenção de um conselho de sábios, assim como uma que vem me ocupando décadas: saber onde afinal vão parar os guarda-chuvas perdidos.
Brincadeira à parte: gostei do texto.
Beijos
pois é..
ResponderExcluirredução de danos é uma iniciativa boa.
no entanto quem já está dentro do vicio..
não deixará levar pela proibição ou regras...
é necessário algo ser estruturado antes... como foi dito.. não existe fiscalização suficiente para tal..
Tomara que seja aprovado, no meu ver...infelizmente não vejo mto a solução para os problemas com o alcolismo....sempre irá existir um jeitinho pra tudo....
ResponderExcluirisso nao é justo,
ResponderExcluiroq rei se isso entrar em vigor?
não é justo.
andinhoyankee.blogspot.com
nossa,diminuiria muitos acidentes
ResponderExcluirMais uma vez eu aqui para mais uma opinião...acho que para um início de mudança seria necessário investir, com apoio total da mídia, acho q o que foi feito até agora não deu mto resultado, mas impedir que um embriagado consuma mais álcool em um bar....desculpe aí é chover no molhado,
ResponderExcluirbjos
Com certeza, bela explanação do tema... e alcolismo é terrível mesmo...
ResponderExcluirEu axo que as coisas andam muito rigidas, quando lançaram a lei seca, eu apoiei e ainda apoio, mas fazer uma pessoa nao vender bebida alcoolica para um bebo eu axo que o estado esta se intrometendo no direito de cada um querer ficar bebado.
ResponderExcluirTá certo, ótimo, mas da propaganda de bebida alcoolica indiscriminada na TV em tudo quanto é horário ( de manhã, de tarde, de noite) nem uma palavra sequer. E, para melhorar o quadro, nossos "referenciais de sucesso" ajudam a vender cerveja, condicionando-a a alegria, sucesso, felicidade.
ResponderExcluirSe com uma lei rígida como a Lei Seca não deu resultados ( a não ser no começo, quando era novidade), imagine o que não seria essa "lei", inclusive com "advertência nos rótulos".
Té parece que o Ferramenta dono do boteco aqui da esquina vai deixar de vender a caninha pros bebuns que aparecem ali "antes do Xornal Naxional".
abs!!!
PS: Vote no Grooeland! Aliás, apareça lá no blog vez em quando :D
Garota!
ResponderExcluirAntes de tudo, muuuiiiito obrigado pelo selo e pelas palavras de carinho. Vindo de você, sei que é de coração!
Em relação ao post, na minha humilde opinião, esse projeto já tinha de ter sido votado há muito tempo! Eu fico bobo vendo o quanto de lei inútil a gente tem por aí e, quando aparece alguma que presta, ela fica anos e anos tramitando...
Duvido muito que a coisa realmente pegue. Brasileiro sempre dá seu jeitinho pra tudo e não será diferente na hora de tomar a "saideira". De qualquer jeito, no meu ver, a lei já é um grande passo...
Bem, melhor ficar por aqui. Mais uma vez, valeu pelo selo e pelas palavras. E tomara que o seu notebook fique bom logo... Rsrsrs!
Beijo!
Ah, já ia esquecendo... Adorei a foto do Vicente Celestino! Parece que tô até escutando o meu avô cantando (ele adorava!): "Tornei-me um ébrio e na bebida busco esquecer..."
ResponderExcluirRsrsrs!
Beijão!
Acho que a lei é bem válida,mas não acredito que vá funcionar por um bom tempo.
ResponderExcluirA questão cultural é muito forte.
Gostei muito do blog.
Acho uma bruta falta de respeito vender bebida alcoolica pra quem está bêbado. O cara já nem está pensando no que está fazendo, torrando seu dinheiro suado com bebidas... e os donos de bares aproveitam-se disso!
ResponderExcluirEnfim, eu gostei do projeto. Mas acho que não vai vingar por causa... é claro... da falta de fiscalização.
E vamos parar de dar bebida pra santo, pq não precisamos de pinguços no céu tbm, hehehehe
Abraços o/
Olá, primeiramente, obrigado pela visita no meu blog...
ResponderExcluirO projeto da deputada pode até ser inovador, mas, mesmo que seja aprovado, o que acho extremamente difícil, não vai ser respeitado. É uma ilusão pensar que donos de bar vão se preocupar tanto com a embriaguez dos clientes a ponto de negar "mais uma"... E a lei seca no Brasil?! Ainda se fala?! Como está a fiscalização?! Já não existe fiscalização como antes?! Óbvio que não... Depois que o quarto poder (mídia) dá as costas para as coisas, tudo volta a ser como antes...
www.belgileiro.blogspot.com
Eu poderia discorrer um bocado sobre o seu post e sobre a nossa afinidade (coincidência?) sobre não bebermos.
ResponderExcluirContudo, para a complexidade do tema eu tenho uma resposta simples:
No Brasil tem lei que 'pega' e que 'não pega'; mesmo se aprovada, esta lei não será obedecida. Fato.
Principalmente se levarmos em consideração a subjetividade do objeto.
Não acha?
Kiso
Nat, a minmha tréplica é a seguinte:
ResponderExcluirAcho que o texto serve ao que se propõe.
Por mais que saibamos que eu escreveria de forma diferente; vc não pode se cobrar e se 'auto-cri-criticar'.
Sobre a suadúvida técnica; o que mais me chama a atenção (ou o que menos chama a atenção) é que o texto é careta, quadrado. Mas...
Só isso.
Não tem outros senões. Sem lenha para descer!rs
Como méritos eu vejo:
Vc escrever sobre o assunto que 'queria muito falar', e a sua maior preocupação com o idioma de Camões.
De um tempo para cá vcs dois estão se dando muito bem! ;)
Kiso
Ah, e o que falar da foto?
ResponderExcluirAdoro! O Vicente Celestino está parecendo o Mazaropi! kkk
+ kiso
Oiiii!!!
ResponderExcluirVeja bem... Sem lógica essa lei, nunca que isso vai emplacar, os grandes empresários, este que financiam a campanha dos políticos são donos de uma grande parcela de ações de empresas que fornecem bebidas alcoolicas... Fiquem de olho galera, ano eleitoral esta chegando, então este ano de 2009 é o ano em que a corja de políticos vão fazer de um tudo para aparecer, mas até a coisa entrar em prática.... aí sim, são outros trocentos... idéia boa de lei tem um monte, a maioria engavetada porque não agrada os empresários.
Abraço
Eu duvido que os donos de bares vão se preocupar com isso, e detalhe resta ainda saber se vai ser aprovada essa lei.
ResponderExcluirO alcool revela as pessoas!
ResponderExcluirwww.casadobesouro.blogspot.com
Não precisa nada disso. Para minimizar sensivelmente o consumo, basta elevar bem o preço de todas sa bebidas alcoólicas. Pelo menos, assim não ferel, de modo tão direto, o direito de escolha (que será afetado, indiretamaente, pelo preço alto).
ResponderExcluirUm abraço!
Nat, sua visita e seus comentários sempre precisos enriquecem meu tosco e humilde blog. E quando você diz que o Groo está cada vez melhor a cada postagem eu só posso agradecer ao elogio. E tentar manter ou melhorar mais ainda, afinal a responsabilidade quando se tem leitores como você só aumenta.
ResponderExcluirE obrigado pelo voto...hehehhe! E por ser "cabo eleitoral". Não prometo bolsa-família, mas se o Grooeland não for um bom blog, nunca mais votem em mim ( by P.S.Maluf).
xxx4U2!
Seu blog é muito bom, obrigado pelo comentário no Inforblog.
ResponderExcluirPs.: como prometido, retribuindo a visita.
oi, Nat!
ResponderExcluiradorei a sua conclusão! heauhae
se bem que eu sou bem pessimista qto a isso... acho que uma lei como essa não vai mto longe não...
mas... vamos "pagar" para ver, né?! hehe
tenha uma ótima semana!
bjos
Oie flor.
ResponderExcluirBabaquice esse tipode lei, sinceramente....
A ponderação e observação da boa conduta deve vir do sujeito, não de uma lei, esse tipo de lei hipocrita quer se propor a por juizo, impossivel.
Eita vicio do estado do direito positivo!
:)
Eu posso não beber, mas a graça tá em ver os bebuns nas festas, então, pra que tirar a alegria do pobre frango aqui? =P
ResponderExcluirÉ uma lei meio absurda essa. Vão instalar bafômetros no bar e, depois de uma certa taxa de álcool no sangue, vc não pode beber mais nada? Francamente, lei mais furada essa!
E vc topa fazer parceria entre nossos blogs? Meu galinheiro ficaria feliz em ter seu link por lá!
ResponderExcluirmuito obrigado pelo selo e ainda mais pela descrição do porquê vo^ce escolheu meu blog para recebê-lo =]
ResponderExcluirsobre esse post você diz que é uma tentativa se salver a pessoa dela mesma, mas será que ela quer ser salva?
talvez fosse melhor aumentar o preço das bebidas, como farão com o cigarro.
www.thiagogaru.blogspot.com
Nat, sinceramente essa lei não vai funcionar no Brasil só funciona quando se mexe no bolso, além de que cada canto do País como vc mesmo diz tem um boteco, deveriam pensar em outra forma, mas acho muito dificil mudar alguma coisa a esse respeito aqui.bj
ResponderExcluirhttp://messnatural.blogspot.com/
Olha, essa lei é estranha porque pense comigo. Eles bebem para ficarem embreagados... E quando estão bêbados não podem beber mais? Isso é uma afronta ao cachaceiro rsrsrs
ResponderExcluirGostei do tema, hein. Não sabia dessa.
Valeu!
E como vc diz kiso!
Nat,
ResponderExcluirEu não bebo excessivamente, apesar de já ter bebido em outros tempos. Porém estou tentando parar definitivamente. O que acho que seria bem legal, pois sou de uma posição que crê que a bebida nos torna mais imbecis. E isso definitivamente não é legal, para quem se propõe a usar a cabeça (que é o que tento fazer, apesar de nem sempre ter resultado positivo em relação a isso).
E o final de seu texto eu achei impagável. Me lembrou até de algumas coisas que escrevi, sobre as injustiças divinas.
Beijos
.
http://solucomental.blogspot.com
achei uma boa atitude da deputada louca la
ResponderExcluirmas será qisso vai da certo msm ??
será q a policia vai entra no buteco praver qm esta bebado ou naum ??
é meio dificio
vlw
ta convidada a passa no meu blog
Oi Nat!
ResponderExcluirSeria bom se fosse aprovada essa lei e seria melhor ainda se ela fosse cumprida.
Já tomei conta de bar algumas vezes, os caras tomam umas 32 saideras antes de ir embora, aí fica dificil, haja fígado!
O dono de bar quer mais é vender, quer que se foda se o cara ta ruim ou não. Quer colocar no rabo do cara, afinal o de bebado não tem dono.
Ótima semana procê!
bjO*
Eu só posso rir desta lei. Afinal, com tanta coisa mais importante para se preocupar...
ResponderExcluirAi, ai.
Beijo.
Acho meio difícil esta lei pegar (infelizmente). Pois o Brasil é o país com as leis mais rigorosas do mundo e que são as menos praticadas. Mas mesmo assim, acho válida a tentativa de salvar tanto as pessoas que não bebem (que acabam se tornando vítimas de violência doméstica ou nas ruas, pelo cachaceiro em questão) quanto as que enchem a cara de cachaça.
ResponderExcluireu acho bem valida essa Lei, dificil vai ser fazer os comerciantes cumpri - lás por isso acho que essa lei não pega, até porque dificilmente vão fiscalizar
ResponderExcluirbjs
http://farothi.blogspot.com/