quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Já ouviu falar em BULLYING ?

Talvez para você, a expressão pode ser nova, porém essa prática é muito antiga. Talvez já tenha sofrido ou, até mesmo, praticado. Saiba como enfrentar este problema.
Por Nat Valarini

Nos cinemas essa desagradável situação já foi mostrada em filmes como o clássico “Three O'Clock High” ou, “Te pego lá fora” (imagem abaixo).

Quem não se lembra da comédia que conta a trajetória desesperada de Jerry Mitchell?
Vamos a um breve resumo: a história começa com Mitchell sendo encarregado de escrever uma matéria para o jornal da escola sobre o aluno novato, Buddy Revell. Porém, ele não gosta que saibam a seu respeito. O ponto definitivo para Revell datar a "sentença de morte" do protagonista da história foi porque durante a primeira conversa que tiveram o mesmo "tocou" em Buddy. Então, Jerry Mitchell recorre a todos os meios possíveis para não ter que brigar com o valentão da escola.
Se tratando deste problema a vida não imita a arte, a realidade não é nada engraçada. Os “motivos” podem ser os mais fúteis, como os retratados no filme.
Bullying é uma palavra de origem inglesa usada para designar as diversas formas de assédio repetitivos praticados por um indivíduo contra outro “mais fraco” seja física e/ou psicológicamente, podendo ser motivada também por desigualdades sociais, para ridicularizar e intimidar o outro. Quem o pratica é conhecido como Bully. Ele geralmente escolhe sua vítima em potencial perseguindo-a com insultos sobre sua aparência, comportamento, visual, local onde reside, time para o qual torce, gosto musical, etc.
Não é uma regra, mas nota-se que na maioria dos casos, o agressor provoca pessoas com menos desenvoltura que ele, em geral, tímidas, onde consegue sucesso ao humilhar publicamente o indivíduo aplicando práticas como:

  • Agressão verbal: por meio de apelidos, xingamentos, ameaças;
  • Agressão física: que começam com “brincadeiras” agressivas que envolvem tapas, chutes empurrões, passando para o espancamento;
  • Intimidação: através de postura, olhar, chantagem;
  • Isolamento: não se relaciona com a vítima e induzindo os outros indivíduos do grupo a se portarem da mesma forma através de influência ou intimidação;
  • Boatos: Disseminação de histórias falsas sobre o colega; Críticas negativas: onde tudo o que se refere a pessoa é tratado com comentários pejorativos .
Indivíduos chegam a mudar a rotina, os lugares que freqüentam, o colégio, e até de residência para fugir da perseguição, muitas vezes, sem sucesso, pois que garantia temos de que o problema não vá surgir em outro local?

O cenário perfeito

Como podemos ver, a pessoa que passa por essa experiência ruim é massacrada e porque não dizer, torturada, de forma cruel, muitas vezes, sem oportunidade de defesa e sem receber auxílio das demais pessoas envolvidas direta ou indiretamente.

O local onde mais freqüentemente podemos notar essa situação é o ambiente escolar. Muitos pais e responsáveis não percebem ou se notam algo estranho, poucos sabem como identificar se seus filhos estão passando por essa situação ou mesmo como ajudá-los. Acredito que a forma mais clara e eficiente é observar o desempenho do estudante. Notas baixas, falta de interesse na escola, faltas sem motivo aparente, mudanças repentinas de humor, denunciam que algo não vai bem, seja bullying ou outro motivo.
É muito importante que fiquemos atentos. Procure dar apoio, inscrever a criança em outras atividades fora do colégio para que ele tenha um outro círculo de convívio social, reconheça e elogie suas capacidades para estimular sua auto-estima. Se o seu caso é de filho agressor, procure conversar de forma firme, sem violência, explicando e fazendo-o entender que suas atitudes prejudicam outra pessoa, ensine-o sobre suas responsabilidades, valorizando as suas mudanças de comportamento positivas e sinais de arrependimento que ele possa demonstrar. Lembre-se não é de maneira agressiva que vai conseguir ensinar que ele está errado. Em vários países, a direção das escolas vem desestimulando as perseguições deste tipo.

Comportamento agressivo em adultos
Ao longo da vida, as pessoas podem crescer e persistir com este comportamento na adolescência e ainda na vida adulta praticando os mesmo gestos da infância no ambiente de trabalho, com seus vizinhos, no ônibus, na política, ou seja, onde quer que o ambiente e a vítima lhe pareçam propícios. Desde pequenas, as crianças assumem o papel de agressor ou vítima, podendo, por incrível que pareça, quem um dia foi agredido tornar-se o autor dos abusos. Essa lógica parece um pouco complicada, porém, alguns tornam-se agressivos e passam a atacar para se defender e, inconscientemente, agir assim para passar ao grupo uma imagem de intimidação e evitar que sejam molestados novamente. Já em outros casos, ainda mais graves, quem é atormentado sucessivas vezes, pode desenvolver problemas psicológicos graves, como por exemplo, a depressão. As vítimas podem chegar a cometer atitudes extremas como o suicídio ou mesmo assassinato daqueles que o atacam. Logicamente cada caso diferente, mas é verdade que essa prática traz danos para o resto da vida.

Internet, griefers e o cyber bullying: uma arma.
A rede mundial de computadores tem sido usada ativamente para espalhar de modo mais eficiente as perseguições. Donos de blogs e usuários de sites de relacionamentos vem sofrendo ataques semelhantes aos relatados acima, mas aqui os griefres (como são conhecidos na atmosfera virtual) ganham a vantagem de se esconder no anonimato ou por trás de outra identidade, além do que, as ofensas são divulgadas com uma velocidade impressionante além de serem perpetuadas. Um dos casos que mais me chamou atenção foi o da a adolescente americana Megan Meier, que após receber mensagens depreciativas de um personagem fictício criado por suas vizinhas no site de relacionamentos My space matou-se enforcada com um cinto aos de 13 anos de idade no ano passado.

Acima, foto de Tina Meier, mãe de Megan, segurando o retrato de sua filha que se matou ao ser vítima de griefers.
Abaixo, Lori Drew, uma das vizinhas de Megan Meier. Ela e sua filha foram responsáveis pelo cyber bullying. Foto: ABC News

Gregory Brown, especialista em suicídio na Universidade da Pensilvânia, afirmou que humilhação pública pode influenciar um suicídio porque "a desesperança é muitas vezes um sério fator de risco, e caso você tenha sido publicamente humilhado e sua reputação tenha ficado marcada, seria fácil chegar a um estado de desesperança". Situações como essa, ele afirma, contribuiriam para a sensação de que a vida é intolerável.

GAROTA PENDURADA! ENTREVISTA
Conversei com uma vítima de Bullying. Nossa entrevistada, que prefere se identificar apenas como “M.” relata sua experiência:

GAROTA PENDURADA!: Como tudo começou, em qual local?
M.: “Na escola. Acho que após ter perdido meu pai, fiquei melancólica por um tempo. Comecei a sentir dificuldade em me abrir, eu era tímida e não levava jeito para esportes. Acho que eu não era o padrão de pessoa que eles esperavam. Isso foi um prato cheio para as perseguições começarem. Eu estava na 6ª série”.

GP!: O que seus colegas faziam com você?
M.: “Me humilhavam de todas as formas, colocavam apelidos, falavam das minhas roupas, jogavam coisas em mim em plena aula.”

GP!: Durante a aula? O que os professores faziam?
M.: “Os professores não diziam nada. Pediam silêncio para prosseguir com a aula e só. Diariamente todo mundo via o que eu passava, eram omissos. Ninguém me ajudava, aquela humilhação era constante.”

GP!: Uma característica do Bullying é a propagação de boatos, isso ocorreu com você?
M.: “Sim. Uma garota chegou a inventar que eu gostava de um colega de sala, e ele ao ouvir isso, começou a me perseguir também. A única “amiga” que fiz na sala se afastou de mim devido aos comentários que faziam.”

GP!: Como você encarava aquela situação?
M.: “Minha vida se transformou num inferno. Eu chorava muito sozinha. Não conseguia me sentir bem, vivia triste, me tornei um pessoa deprimida. Sei que algumas pessoas vão ler isso e provavelmente dizer: ‘A culpa é sua, por que não reagiu, por que deixou?’ Mas a coisa toda não é tão simples assim, para quem está de fora é muito fácil falar. Eu estava passando por problemas familiares muito grandes e estava super fragilizada. De início sentia medo de revidar e acontecer algo. E na verdade aconteceu.”

GP!: O que aconteceu?
M.: “Estudava à tarde de segunda a sexta. As aulas de Educação física eram feitas duas vezes por semana no período inverso. Durante um jogo de vôlei pela manhã, uma das meninas começou a me chamar por apelidos. Estava farta de tudo aquilo e dessa vez eu não agüentei e respondi a ela, ao invés de ficar calada como sempre fazia. À tarde, antes da aula começar, ela chegou à minha mesa e me deu um soco. Fui à direção denunciar, pois não suportava mais aquilo, ela foi chamada para conversar com os coordenadores do colégio.”

GP!:E o que medidas o colégio tomou, surtiu algum efeito na forma como seus colegas a tratavam?
M.: “Deram uma advertência verbal. Conversaram com ela explicando que não poderia fazer aquilo. Ela disse que me bateu porque de manhã eu a xinguei. Falei para a coordenadora que desde o início do ano letivo ela e outros colegas me perseguiam, contei toda a história. Ela disse a garota que se aquilo se repetisse iam tomar medidas contra ela. Ao menos não fui mais agredida fisicamente, mas aquilo não parava. Acho que a ação do colégio não foi muito efetiva, pois tudo estava na cara deles o tempo todo e deixaram a coisa acontecer. Além do que acho que para parar essas ações de bullying não basta ameaçar o agressor com punições, o corpo docente tem que trabalhar em cima de educação e respeito ao próximo, princípios básicos de caráter, sabe? A escola não serve apenas para ensinar fórmulas e regras de português, ela deve atuar na formação do cidadão também. Todos os anos vejo novos casos parecidos ou até piores que o meu e não vejo um empenho de verdade do corpo docente, no caso das agressões praticadas nas escolas. Mas o que esperar de uma escola pública onde você mal consegue ver as matérias da grade curricular porque falta material, profissionais, onde todos os anos há greve de professores. Você acha que eles estão realmente preocupados com isso? São raras a exceções.”

GP!: De um modo geral, como isso afetou sua vida?
M.: Eu perdi o ânimo para comer e para ir a escola, não tinha alegria de viver. Comecei a faltar, em especial as de educação física, buscava fugir da situação da forma como podia. Minhas notas caíram sem parar, até que eu reprovei de série.”

GP!: E sua família sabia o que acontecia? Notaram algo de estranho, devido ao seu desempenho ter caído tanto a ponto de reprovar?
M.: “Não contei para ninguém. Eu tinha muito medo. Uma bobagem, ‘né’? Não sei se poderia ter sido diferente se contasse, já passou. Minha mãe ficou chateada por eu não ter sido aprovada na 6ª série, achou que foi falta de interesse nos estudos, ela não sabia. Mas para mim foi um alívio, pois este colégio público em que eu estudava as séries se alternavam de turno: pela manhã era a 7ª à tarde a 6ª série. Então apesar de saber que para mim repetir um ano era um longo tempo perdido, por outro lado eu me vi livre de conviver com aquelas pessoas que me maltrataram tanto, sem motivo algum.”

GP!: O que sente por aqueles que fizeram tudo aquilo contigo?
M.: Durante muito tempo senti muito ódio deles e ficava muito triste quando vinham os fleches de memória dos insultos. Jamais entendi sua motivação, porque fizeram aquilo logo comigo, entende? Nunca lhes fiz mal. Mas superei, recuperei minha auto-estima.”

GP!: E o que a ajudou a superar? Como está sua vida hoje?
M.: “Em primeiro lugar DEUS. Bom, eu acredito. Tenho fé. O tempo passou, as feridas cicatrizaram, vivendo adquiri maturidade. Vi que não sou nada daquilo que falavam a meu respeito. Acho que faziam aquilo porque eu era imatura. Porque queriam se mostrar fortes, mas na verdade alguns são tão fracos que precisam se sobressair em cima de alguém frágil para mostrar que são alguém eles buscam se auto-afirmar. Descobri que há em mim uma força para lutar pelos meus objetivos. Hoje em dia não deixo palavrinhas negativas me desanimarem. Sou realista e consigo separar a crítica construtiva (que pode me ajudar a crescer) de insultos e coisas do tipo."

GP!: Que mensagem gostaria de passar para quem pratica essas agressões e também para os que sofreram o mesmo que você ou passam por isso hoje?
M.: "Bom, não sei o motivo pelo qual o bully, griefer, etc. age assim, porém eu digo que a atitude é errada. Nada Justifica nada, pode explicar, mas não justifica. Quero dizer que, se a pessoa tem uma família desestruturada, um dia difícil, um problema, não é descontando isso em alguém que a situação será resolvida. Nós não sabemos como vamos estar amanhã. De repente o agressor de hoje pode vir a ser vítima. Eu espero, de coração que isso não aconteça, eu vivi isso e garanto que não é algo bom, tomara que eles aprendam isso de outra forma. E para quem está sendo perseguido, digo que não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda. Não deixe que te massacrem. Você não é obrigado a aceitar essa situação, evite que isso evolua.”

Agradecimentos:
M.
Wikipédia
Observatório da infância e demais colaboradores.

Para saber mais:

O OBSERVATÓRIO DA INFÂNCIA traz textos interessantes sobre o assunto e disponibiliza uma atividade para testar o que você sabe sobre o assunto. Imprima, leia e complete: http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-214.pdf
Site SeguraNet traz dicas aos pais para ajudarem seus filhos a burlar o cyber bullying: http://www.seguranet.pt/index.php?section=39



Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Creative Commons License
Já ouviu falar em BULLYING ? by Nat Valarini is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at garotapendurada.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://garotapendurada.blogspot.com/.

22 comentários:

  1. Já dei aulas no colégio a respeito deste assunto. Infelizmente, para muitos é uma palavra nova, porém, este tipo de acontecimento já vem há bastante tempo. O colégio (professores, coordenadores, diretores), junto com a comunidade, deve conscientizar os alunos com debates e palestras para melhor esclarecimento do assunto. Pois quem já passou por isso, como eu, sabe a dor que isso causa e os danos que acarretam para toda a vida...

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a melhor forma de protegermos nossas crianças desse problema na escola e no dia a dia é em primeiro lugar observa-los, mudança de comportamento é um forte indício de que alguma coisa esta errada, diálogo em casa e deixar com que a pessoa se sinta segura com seus familiares, dessa forma ela nos dirá o que esta acontecendo. Participe ativamente da vida de seus filhos e lhe passe confiança e auto estima, dessa forma com certeza a criança consiguirá sair de situações difícies, e exija da escola um posicionamento, se isso não ocorrer, procure os pais dessas crianças que estão importunando seu filho, as reuniões de pais e mestre é uma ótima ocasião.

    ResponderExcluir
  3. BOm.. muito bom.. Sou advogado trabalhistas e sempre trabalho com ações cujas teses dizem a respeito deste tema, como tb chamado de assédio moral, acosso moral, entre outros. Abrasss

    ResponderExcluir
  4. Já passei por isso na época do colégio e muito ruim,as pessoas ficam "malhando" de vc ,te humilhando,nossa não gosto nem de lembrar dessas coisas,mais consegui superar tudo e todos.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o artigo!!!
    Voce é jornalista?

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  6. É muito difícil, e ao mesmo tempo muito prazeroso, encontrar matérias com este peso em blogs.

    Encaro o bullying como um problema social dos mais graves. São contrangimentos que afetm diretamente a formação do comportamento do indivíduo. Repercute lá na frente, numa oportunidade de trabalho desperdiçada ou num descontrole emocional num momento crucial da vida.

    Eu mesmo, na adolescência, passei por estes tipos de constrangimento. Sofri muito, mas fui forte também. Mesmo assim, sequelas sempre ficam.

    Parabéns pela reportagem mais uma vez. Precisamos repercutir o problema do bullying para que o Brasil não continue queimando gerações.

    www.opatifundio.com

    ResponderExcluir
  7. wow..
    muito bom o post.
    Acho q todos temos um pouco de perseguidor e perseguido.
    As x em niveis maiores e menores, essa é a diferença.
    Mas concerteza, muitas pessoas sofrem com essas atitudes.
    :/
    Uma pena.

    ResponderExcluir
  8. Excelente esse post.Serve para alertar muitos adolescentes e pais sobre esse problema que muitos desconhecem eu já ahavia lido sobre isso no site www.psicologiapravoce.com.br Sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do artigo.
    Eu também passei por isso na minha adolescência... Meu Deus foi triste e sofrido. Parte da minha vida que prefiro colocar no baú do esquecimento.
    Um abraço e parabéns, gostei muito do seu blog. Quero lhe fazer um convite para visitar meu blog. beija-flor.net

    ResponderExcluir
  10. Post bem completo, definitivamente você deu uma aula sobre o assunto... Confesso que não conhecia o termo, então valeu muito por ficar sabendo, afinal... Ainda bem que ninguém nunca o usou comigo, o termo, senão eu teria ficado "no ar"... Sinceramente, não sofri este tipo de assédio... Talvez porque eu seja muito calma, sempre fiz política da "boa vizinhança" com todos, enfim...

    Abraços,

    Tatiana
    (http://tanaboca-dopovo.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  11. Oi Nat,
    obrigada pela visita e pelas lindas palavras :D

    Seu blog é um blog de utilidade pública garota!

    Eu sou professora e infelizmente vejo isso acontecer na escola onde dou aula, por mais que tentamos coibir essas atitudes ,sempre existem novos agressores e novas vítimas, dou aula para adolescentes, e sei como é difícil e cruel ser diferente nessa idade. Vou mostrar o link de seu blog para meus alunos!

    Parabéns pelo trabalho!

    abraços,

    Larissa Guimarães

    www.larissaguimaraes.com.br

    ResponderExcluir
  12. putz
    muito legal o tema, vejo gente sofrendo dessa droga até na minha universidade
    e tem até entrevista no seu blog!
    legal
    beijos!

    ResponderExcluir
  13. É muito triste qdo o uso do poder pelo mais forte vira agrassão, humilhação e vergonha.

    ResponderExcluir
  14. É muito triste qdo o uso do poder pelo mais forte vira agrassão, humilhação e vergonha.

    ResponderExcluir
  15. é muito forte isso, e muito verdadeiro, eu vivi isso...na escola onde estudei meu pai era porteiro e é negro...entao já imaginam neh? mas venci...hj estou terminando a faculdade e estou vencendo cada dia...cada afronta me serviu como estímulo. Não...isso nao é frescura, é um problema serio! q afeta a vida de muitos estudantes.....

    abraço!

    ResponderExcluir
  16. Excelente artigo! Eu já sofri no real e no virtual chegando a ficar gravemente doente e sendo internada em hospital psiquiátrico por isso.
    As pessoas precisam dessas informações e te parabenizo pela iniciativa.

    bjos

    ResponderExcluir
  17. O problema é social, é grave mas faz parte!

    http://visaocontraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Eu não conhecia assim por esse "termo". Gostei muito do texto, bem explicativo. parabéns

    ResponderExcluir
  19. É mais um casos triste da triste realidade deste mundo cruel e insano .... e não conhecia o termo técnico e lamento saber que muitos casos vão tão longe e chegam até à morte como no da internet........

    com relação ao filme (adoro filmes dos anos 80 então não posso evitar falar) fiquei indignado quando mudaram completamente a dublagem !!!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa que horror o que fizeram com elA

    ResponderExcluir
  21. Nat, este é um tema muito complexo de se tratar, mas felizmente está na mesa de discussões, finalmente.

    Eu sofri Bullying na infância e na adolescência. E tais agressões me prejudicaram muito naquela época e tem efeitos até hoje, por exemplo, em minha auto-estima e confiança. Melhorei muito em alguns aspectos, mas não é fácil, não é fácil mesmo.

    Por isso que eu, como professor e educador, tenho o maior cuidado no relacionamento com meus alunos e colegas professores no sentido de uma crítica, do tratamento de alguma indisciplina, quando o aluno não consegue assimilar o conteúdo da matéria e outros tantos fatores que poderiam gerar comentários sarcásticos e nada estimulantes.

    E eu, como professor, também sofro bullying embora já consiga contornar algumas situações. A pior coisa é o assédio moral no trabalho ( desdobramento do bullying). Isso ocasiona, nos professores, depressão, sentimento de inutilidade e burnout.

    Ah, tem o assédio sexual também de alunas para professores, mas isso eu comento outra hora...uhauhauhauha!

    Kiso, Nat! Excelente, como sempre!

    ResponderExcluir

EVITE ENTRAR PARA MINHA LISTA DE DESAFETOS:

Por favor, não gaste o meu tempo precioso, fazendo com que eu leia comentários do tipo "- Legal, passe lá no meu blog!", "Muito bom, adorei!", "Lindo seu blog, visita 'tá?'", "auhuhauhau" ou coisa parecida.

Não busco impressões de alguém que escreve como quem tem uma ejaculação precoce!

Kiso