terça-feira, 30 de setembro de 2008

Reforma ortográfica

Ontem, 29 de Setembro, centenário da morte de Machado de Assis, foi assinado pelo presidente Lula no prédio da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, o decreto de implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que estabelece a reforma ortográfica.
O acordo (assinado em Lisboa em 1990), pretende uniformizar a grafia da língua portuguesa entre os países que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) dentre eles: Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste. O Brasil será o primeiro a implementar as novas regras que entrarão em vigor oficialmente a partir de 1º de Janeiro de 2009.

Alterações na gramática brasileira:


  • As letras "k", do "w" e do "y" que antes eram tidas como estrangeiras foram acrescentadas ao nosso alfabeto que passa de 23 para 26 letras;
  • Adeus ao Trema (¨): qüinqüênio, lingüiça → quinquênio, linguiça;
  • São estinguidos os acentos diferenciais → "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição), "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo), "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo"), "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo) entre outros;
  • Sem acento circunflexo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados.(de creêm passa para "creem", e assim por diante);
  • Quando a palavra for iniciada por “r” ou “s” não usaremos o hífen, como em "anti-religioso", neste caso as consoantes são duplicadas: "antirreligioso";
  • Não se usará mais o acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas ("assembléia"→ "assembleia"), em palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo ("feiúra" → feiura), nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i" ( averigúe (averiguar) → averigue).
Enquanto isso em Portugal:
O acordo foi aprovado em maio e a nova ortografia deverá ser obrigatória dentro de seis anos.
Palavras em que C e P não são pronunciadas, como "acção", "óptimo" →"ação", "ótimo";
"Herva" e "Húmido" serão escritas como no Brasil → "erva" e "úmido".

E VOCÊ LEITOR, O QUE ACHOU DAS MUDANÇAS?

Agradecimentos:

Folha de São Paulo
G1

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

10 comentários:

  1. Oi querida. Adorei seu comentário, viu? :)

    Seu blog é perfeito, bem escrito e bem detalhado. Sua ultima postagem: "Reforma ortográfica"
    foi muito bem escolhida.

    Beijo pra ti.

    PS: linkarei seu blog, ok?

    ResponderExcluir
  2. Dicionário "Houaiss"
    o único atualizado com a reforma...
    só uma dica.

    ResponderExcluir
  3. Essa reforma é completamente ridícula! E é claro, a Nova Ordem Mundial está por trás disso.
    Estamos perdendo nossos laços culturais com essa reforma, daqui a pouco o Português não vai ser mais a língua 'cantada' que é...
    E isso já aconteceu com nosso folclore, que foi esquecido, com excessão de alguns pequenos estados, e com o carnaval, que foi completamente distorcido.
    Sou contra.

    ResponderExcluir
  4. O assunto deve ser divulgado. Muito bem.

    Toda integração é válida para aproximar os países que têm o mesmo idioma.

    ResponderExcluir
  5. Acho desnecessario, mas vamos ver ai no que vai dar.

    ResponderExcluir
  6. Essa reforma foi uma verdadeira palhaçada. A língua portuguesa já é difícil de aprender dai, quando a gente acha que sabe de alguma coisa, eles vão lá e reformam ela. Isso me irrita muito >/

    Abraços.
    ='-'=

    http://nerdezasaleatorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Da trema não vou sentir falta, mas como assim acabar com os agudos???

    ResponderExcluir
  8. pera-lá!!
    Essas mudanças na nossa lingua oficial... é apenas oficialização daquilo que caiu no esquecimento.
    Nós é que fazemos essas mudanças!
    A tendencia é continuar mudar cada vez mais, as pessoas cortam as palavras ou escrevem elas errado... daí isso acaba sendo consagrado depois de um tempo.

    ResponderExcluir
  9. Não é bem assim...
    essa proposta de mudança chegou tardia, pois ja entrou várias vezes em votação, mas como na havia um concenso entre os países que falam lingua portuguesa, só chegou por agora.
    a tendência, ao meu ver, é que a lingua portuguesa va simplificando, como ocorreu com a lingua inglesa que é muito mais simples.
    a linguagem coloquial vem mudando e modernizando, mas a lingua culta...
    essa tem o processo de modernização bem mais lento e essa reforma ortográfica vem acelerar esse processo de modernização.

    ResponderExcluir
  10. Acho que para a realidade brasileira, pouca coisa será alterada. Já não se usam alguns sinais e itens da língua, normalmente mesmo.

    ResponderExcluir

EVITE ENTRAR PARA MINHA LISTA DE DESAFETOS:

Por favor, não gaste o meu tempo precioso, fazendo com que eu leia comentários do tipo "- Legal, passe lá no meu blog!", "Muito bom, adorei!", "Lindo seu blog, visita 'tá?'", "auhuhauhau" ou coisa parecida.

Não busco impressões de alguém que escreve como quem tem uma ejaculação precoce!

Kiso