quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Feminicidio: a problemática da violência contra a mulher

Por Nat Valarini


Estamos no ano de 2008, com tanto acesso a informação e a educação, ainda hoje um hábito ultrapassado e carrancista paira em nossa sociedade: o domínio sobre a mulher através da força e humilhação. Não é incomum vermos na mídia casos de crimes baseados em gênero, ou seja, homens justificado atos de violência contra as mulheres em nome da honra e do orgulho de macho ofendido.

Quem não se lembra do caso Sandra Gomide (foto ao lado), assassinada pelo ex-diretor do Estadão, Pimenta Neves, inconformado por ter sido rejeitado após o fim do relacionamento, o jornalista assassinou Sandra friamente e apesar da barbárie que cometeu está livre, desfrutando de toda liberdade, mesmo tendo sido condenado. O exemplo mais recente e muito divulgado é o caso Eloá. Motivado por ciúme o ex-namorado seqüestrou a moça e após mantê-la refém por aproximadamente 100 horas, matou a jovem de 15 anos com dois tiros e baleou sua amiga Nayara. Casos como estes não são simples crimes passionais, mas sim o retrato escancarado da violação dos direitos da mulher.


Não é possível que os meios de comunicação ainda abordem casos como estes numa atmosfera de romance como se estivessem filmando um reality show. Ao invés de buscar conscientizar as pessoas, tudo o que vejo são os (anti) profissionais de mídia darem notícias sensacionalistas na guerra pela audiência, noticiando que ‘em nome do amor jovem persegue e elimina namorada’. Que amor é esse que esquarteja a integridade física e moral de outra pessoa? Que sentimento, senão o de posse leva um homem a querer obrigar uma mulher a ficar com ele até as últimas conseqüências? O nome disso é feminicídio (ou femicídio, como você preferir).

Em alguns casos, a impunidade persiste restringindo o direito à vida, à liberdade e à individualidade, privando assim o ser do sexo feminino de usufruir inclusive dos direitos humanos, transformando o relacionamento em desrespeito metódico. Todos os anos, em diversas partes do mundo, mulheres de todas as idades são maltratadas, humilhadas, mutiladas e assassinadas. Pelo simples fato de serem do sexo oposto, alguns homens ainda se vêem no direito de exercer poder sobre a vontade da companheira ameaçando-a e violentando-a e apoiados na cultura patriarcal tentam justificar o que não tem explicação. São pais, irmãos e companheiros que agridem por anos seguidos as suas mulheres, propagando a violência doméstica e perpetuando os mesmos hábitos nas descendências seguintes, uma vez que estes maus exemplos são passados de geração para geração.

Em vários locais, a cultura do medo faz com que casos de homicídio de meninas não sejam levados em consideração nem mesmo pelas autoridades que fazem vista grossa diante dessa situação. Dessa forma, há o crescente número de mortalidade feminina que é causado também pelo abandono e negligência com relação à saúde já que em muitos países, somente o homem é respeitado e valorizado.

Houveram alguns avanços no Brasil, como por exemplo, a lei Maria da Penha, mas mesmo assim é preciso cobrar que a justiça seja aplicada de forma mais eficiente e lutar pelos direitos das mulheres, protestar para que os agressores recebam a punição devida.

Para saber mais:
Livro Femicide: The Politics of Woman Killing - de Diana Russel e Jill Radford
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Creative Commons License
Feminicidio: a problemática da violência contra a mulher by Nat Valarini is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at garotapendurada.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://garotapendurada.blogspot.com/.

58 comentários:

  1. Já houve algumas mudanças na Lei quanto a violencia contra mulher.

    Seu posr está de parabéns .. muito bom ..

    Vou falar pra Dra. Ana vir comentar .. inclusive tem um postagem no Blog com esse assunto.

    -Antes dessa fatalidade acontecida com a menina ..


    Abç..


    http://ananicolau.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida um dos maiores absurdos da atualidade, falar que é crime passional hoje em dia é rídiculo demais..... nesse caso da Eloá por exemplo tem gente com coragem de dizer que não foi premeditado, o cara vai com dois revólveres e uma sacola cheia de munição e não premeditou ??? quanta hipocrizia........

    ResponderExcluir
  3. Mto bom seu blog eim, fala bem a realidade, veja o meu

    www.studiobweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, obrigado pelo comentário no meu blog!

    Seu blog está muito bom, muito bem feito.

    Infelizmente a violência contra a mulher ainda existe, mas espero que melhore.

    ResponderExcluir
  5. As mulheres realmente estão a mercê da violência pois a lei brasileira é muito fraca!

    http://neriojunior.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. È verdade, eu por eXemplo, moro na cidade com mais índice de violência contra mulher Recife-PE, é duro!
    Abraços!
    http://tacaporra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Perfeito o seu texto. inclusive, lhe convido para ler o destaque da semana da minha revista eletrônica. É um assunto muito pertinente também em se tratando de violência e descaso contra a mulher. Leia também os comentários sobre a matéria, feitos majoritariamente por brasileiros homens.

    A única que eu prefiro manter uma certa distância é o caso da Eloá. Ficamos diante de uma cobertura parcial, que privilegiou o espetáculo e deixou de lado o interesse público do assunto. Pouco sabemos também do passado da Eloá, da sua conduta frente a este relacionamento e do pouco que sabemos, me parece que ela tinha também a sua parte de culpa. Óbvio, mas cabe ressaltar, nada justifica o que o Lindemberg fez.


    www.opatifundio.com

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc!
    É um absurdo que a violência e a discriminação contra a Mulher ainda ocorra....
    Exceçelente post!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. A mídia aliena muito as pessoas, colocando os motivos de crimes barbaros como se fossem simplesmente passionais...

    no saco de Eloá, o cara não tinha antecendentes (isso oi o que levou ao critério de crime passional) e no caso dE Sandra (Pimenta tem muito dinheiro, o que explica tudo)...

    creio que a sociedade está cada vez mais a par do realmente acontece, deixando um pouco as "imposições" da midia de lado...

    embora tenha muitas pessoas que tem suas conclusóes ditadas pelos meios de comunicação

    belo post!

    ResponderExcluir
  10. É preciso conscientização, isso é, reeducação do que temos por consciência, é preciso que ela pese, para que possa mudar!

    Passa no meu!
    ^^

    ResponderExcluir
  11. Eu me lembro vagamente do caso do Ex-diretor Pimenta, mas a foto de Sandra, é inesquecível. Eu fico aqui pensando como um homem tem tanta covardia em agredir uma mulher, prendê-la (como no caso da Eloá) e depois matá-la.

    Em que mundo estamos? Cadê a honra que devíamos ao menos ter pelas mulheres, por vê-la crescendo profissionalmente.

    Antes, a encontravamos na casa, lavando, passando, cozinhando. E hoje, elas deram a volta por cima e fazem o mesmo que nós. Trabalham, estudam, viram diretoras e até chefes.

    Quanta capacidades elas têm. Mesmo a gente lá "atazanando" a vida dela e elas lá, progredindo.

    __

    Gostei do seu blog. Sabe se expressar muito bem.

    Abçs,

    Lucas de Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente existe esses casos, mas felizmente reduziu e MUITO! Vcs tem que continuar lutando contra isso, eu não suporto ver mulher sendo apanhada, a nao ser q ela tenha feito merda...

    é RIDICULO! =/

    http://metobronca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Qualquer forma de discriminação é inaceitável ... não importa se é contra as mulheres ou negros ou amarelos.

    ResponderExcluir
  14. Achei o seu link no orkut e fiquei curioso com o nome (rs!)...
    Excelente supresa. Um blog atualíssimo, bem escrito e inteligente (coisa rara na blogosfera).

    Marcos Lemos - http://ferramentasblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. E sabe o que sinto ao me dar conta desta triste realidade? Sinto vergonha. Nós que nos julgamos nos dias atuais tão avançados e modernos, nutrimos, de modo geral, valores morais e éticos antigos, que vem antes dos tempos de nossas avós. Infelizmente, muitas vozes femininas se calam diante das humilhações e maltratos. Em outros casos, temos estes países estupidamente machistas. E em outros paira uma sombra de hipocrisia.
    São as mulheres que devem lutar pelos seus direitos. Não acho que pra isso devamos nos abster de nossa alma feminina. A história nos conta e prova que nunca fomos o sexo frágil. Aliás, sexo frágil é uma expressão machista.



    PS.: Adorei o seu blog. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  16. Belo texto
    e violência contra a mulher é uma total falta de respeito consigo mesmo pois sem a mulher vc não existiria

    ResponderExcluir
  17. Texto bem sincero =]
    Gostei até ahahha

    bjos! =]

    ResponderExcluir
  18. Muito bom! No seu perfil diz que "as vezes o texto é parcial", mas é isso que me desperta o interesse em um blog, e este, eu não conhecia, mas gostei muito mesmo.

    Quanto aos crimes contra as mulheres, eu particularmente, trabalho como estagiário de direito, e sinto na Lei 11.340 - Lei Maria da Penha, um grande avanço, quando vejo as barbaries que certas mulheres passam nas mãos de homens covardes, que escondem-se atrás de maxismo, para demonstrar seu descontrole e despreparo tratando-se de amar.

    Enfim, temos lei que brange de forma clara, os delitos cometidos contras as mulheres, agora basta ter-mos denuncias, já que muitos casos, não são notificados as autoridades.

    www.comideiaseideais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. As mulheres já conquistaram muitas vitórias na história, e isso vem iludindo as pessoas que as coisas estão indo bem. Mas na verdade precisam enxergar que ainda falta muito a ser feito...
    A violência alcança números exorbitantes, e isso com certeza precisa mudar!
    =)

    http://esperaemdeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. As Leis estão aí...aprimoradas pela Lei Maria da Penha...
    Nos casos como o da jornalista, acho que o Pimenta é um covarde e cometeu o delito contra ela, mas, tb. poderia cometer contra um homem.
    Penso que o maior problema é a fragilidade emocional de algumas mulheres que se deixam envoilver com pessoas que não as merecem e não denunciam os delitos por eles praticados por diversos motivos.
    Ana Lucia Nicolau
    www.analucianicolau.adv.br

    ResponderExcluir
  21. realmente, até hoje, em pleno século XXI, nós vivemos em uma sociedade machista, que mesmo tendo vários casos de violência machista descarada (como o caso de Eloá), a mídia não toca nesta questão ou a ameniza....

    ResponderExcluir
  22. concordo...mas o esforco tem q ser das 2 partes ...

    --
    http://raciocinioquebrado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. intuio que este problema não tem fim...

    infelizmente

    beijos

    ResponderExcluir
  24. isso tudo que você disse é verdade, mas na minha opnião, o problema da mídia é colocar em questão quem foi o culpado pela morte de Eloá. Lindemberg ou a polícia? Como assim a mídia pode ter essa dúvida? Ou por acaso não foi o namorado maluco quem decidiu atirar? A ação da polícia realmente foi desastrada, mas, mais desastrada está a repercussão do caso. A imprensa pode transforar um assassino em um coitado.

    ResponderExcluir
  25. A violência contra a mulher (e na verdade com qualquer ser humano) começa com um simples levantar de voz.
    Falta de respeito começa assim, e infelizmente, tende a crescer.
    Até quando?

    ResponderExcluir
  26. É um absurdo que ainda ocorra qualquer tipo de violência...
    Infelizmente as mulheres ainda sofrem muito por isso, seja em casa, no trânsito ou no trabalho...

    http://maynabuco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Obrigada por visitar meu blog. Que bom que a dica sobe os anúncios te ajudou. Lá tem várias outras dicas para blogs. Dá uma vasculhada e talvez ache mais coisa interessante.
    Abs.

    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Primeiro Parabéns pelo blog!!!

    Obrigado pela visita!!!


    Infelizmente vcs mulheres ainda sofrem essas barbáries pelos ditos "machões"...pena!

    ResponderExcluir
  29. Seu blog retrata muito bem a realidade e você a desenvolve melhor ainda.

    Gostei do que li.
    Está add.

    Abraço!

    http://sandluckily.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. eu concordo em genêro, número e grau contigo, mas acho que tu tem que corrigir um trecho do texto :/



    Onde o ex-namorado motivado por ciúme seqüestrou, espancou e matou a jovem de 15 anos com dois tiros e baleou sua amiga Nayara

    ele bateu nela, mas não a espancou.. foi apenas um tiro na cabeça e ela teve morte cerebral. No trecho parece que ela morreu na hora. Só ajeita isso e deu. :]

    ResponderExcluir
  31. Todo mundo concordou com você...eu também concordo, em parte. O que as mulheres buscam é a igualdade (acho)e estão conseguindo isso, gradualmente. O problema é botar a mira só nos machos machistas, com certeza eles são uns retardados que nem merecem o chão em que pisam. Mas assim como mulheres não suportam traição, homens também não, o problema é até aonde cada um leva seu ciúme. Já vi mulheres encomendando trabalho de macumba, enquanto os homens pegam um revólver e seqüestram mulheres amadas. É um mundo bem estranho o que a gente vive, não faz sentido algum às vezes. A mídia é outra coisa bem colocada no texto, já faz um tempo que tentam controlar a opnião pública descaradamente, lembrar um caso recente como a Gabriela. Já começaram acusando os pais, e estes que foram presos. Enfim, pra humanidade evoluir falta muito, todos sabemos disso. Sou totalmente contra a guerra dos sexos, afinal, somos todos iguais ;)

    Agradecendo a visita ao Contos de Armond

    ResponderExcluir
  32. O Brasil é um ótimo país para bandidos viverem pois a injustiça impera

    ResponderExcluir
  33. Realmente é trágico que coisas como essa continuem acontecendo, essa coisa de querer sobrepujar o outro pela força é um pesadelo que acontece aos montes, mas só aos poucos vão sendo revelados... só resta desejarmos coragem para homens e mulheres que sofrem maus tratos dos companheiros(as)

    sim existem homens que apanham e ficam calados por vergonha (mas deve ser uma pequena parcela...)

    ResponderExcluir
  34. Nós, mulheres buscamos igualdade e respeito e esbarramos com um comportamento machista que é transmitido dentro das casas, por pais e principalmente, por mães que repassam a seus filhos um pensamento machista, antiquado e perigoso.

    A exploração da mulher como objeto está nas músicas, nas páginas das revistas, na televisão. Infelizmente, é normal ver "bundas rebolativas" na programação normal ou mulheres cujo único ideal de vida é aumentar ao infinito o número dos seus sutiãs dando "entrevista" num programa de televisão.

    Odeio mesmo dizer isso, mas nossa cultura machista é repassada por nós, mulheres, que não ensinamos a nossos filhos e filhas como se ver e se portar diante do mundo.
    Um homem NÃO tem o direito de levantar a mão pra mulher.
    O primeiro empurrão, a primeira agressão verbal se não for contida, vai se transformar numa agressão mais grave, um soco, um espancamento, um assassinato.

    TODOS os casos de assassinatos ditos passionais, começaram com um "cala a boca" ou um apertão mais forte que deixou marcas no braço.

    A mulher TEM que denunciar, tem que prestar queixa contra o agressor não importa a gravidade. O homem que agride uma mulher é um covarde que não espera a reação dela. Ao denunciá-lo, a mulher mostra sua força, sua coragem e dá um basta àquela situação.

    Existe órgãos específicos para a mulher, lugares onde ela pode recomeçar sua vida longe das agressões e do medo. Dar a ela e a seus filhos uma chance de recomeçar.
    Mas isso tem que ser passado adiante por nós, mulheres.
    Nós é que temos o dever de ensinar isso a nossos filhos e apoiar nossas amigas, vizinhas, parentes. Ajudá-las sempre que for necessário.

    em tempo: obrigada pela visita no Niagara Fools!

    ResponderExcluir
  35. Quem faz isso é um covarde...fala que ama..mas quam ama mata?

    http://marretada.zip.net/

    ResponderExcluir
  36. Esse caso da menina Eloá é repugnante. Concordo com você sobre esses antiprofissionais que ganharam audiência através do drama da garota, fingindo lamentarem o caso.

    Para mim, não existe crime passional e sim, egoísmo. Esse Lindenberg foi extramente egoísta e machista. O "coitadinho" não ia agüentar ser motivo de chacota por ter levado um fora de Eloá e, movido pelo sentimento de "quem manda aqui sou eu", fez o que fez com a garota. Esse caso deve ser punido exemplarmente, para que seqüestrar ex-namoradas não vire algo banalizado como assassinar a sengue frio e por motivo fútil.

    ResponderExcluir
  37. A política do Brasil é uma *****. Quem faz, não paga pelo crime que comete. Por isso nunca o Brasil mudará. Enquanto o governo não tomar uma iniciativa de potência excepicional!

    Tenho dito.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  38. Clap!Clap!Palmas pra você!Maravilhoso o teu blog.Gostoso de ler,não é cansativo!Concordo plenamente com tudo que foi dito!
    BjOo,aguardo comentário!
    http://www.memoriesnickchantili.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Ótimo texto...Gostei muito de seu blog!!

    Espero seu coment:
    http://blog-do-vandeco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Na verdade, isso tudo se resume a uma palavra que tem no texto "sensacionalismo"!! A televisão aborda tudo querendo ibope, faz de um assunto triste, sério um simples meio pra ganhar dinheiro.

    A mulher deve ter o maior respeito do mundo, não somente de filhos ou maridos, mas sim de todos!

    ResponderExcluir
  41. Obrigada pelos elogios!Apesar da minha pouca idade(14 aninhos =D),é o que sei fazer de melhor!Escrever com o coração!
    Beijos,seu blog ta Lindão!
    Até mais..

    ResponderExcluir
  42. Você deveria mandar seu post para sites jurídicos. Está muito bom, serve como base para tentar mudar a situação. Parabéns!

    P.S.: Engraçado ler isso hoje. Fiz algumas audiências numa comarca em que a grande maioria das pessoas são de baixa renda e toda hora eu ouvia anunciarem "Audiencia de violencia doméstica: Fulana X Fulano". Impressionante.

    Beijos! *

    ResponderExcluir
  43. Muito mais urgente do que novas leis, são novas consciências! Novas maneiras de pensar, novos meios de agir, novos pensadores, novas idéias, novos sonhos e projetos pra um povo já desgastado.

    beijooooooo

    Maíra Em Palavras

    ResponderExcluir
  44. Boa Noite !
    Vim agradecer seu comentário no meu blog JC digital.

    ;)

    POstei uma resposta pra você lá
    abaixo o link do trackback

    Trackback Comentario JC digital

    ResponderExcluir
  45. Oi Nat, obrigado por ter visitado o Joranália. Quanto a questão abordada no post acima, eu acho que os avanços foram grandes. Como o machismo é uma coisa quase que cultural, derrubá-lo constitui-se num exercício de paciência. Sobre o caso Eloá,a história agora está tomando outro rumo, cada dia descobrem uma podridão a mais envolvendo o pai dela.

    ResponderExcluir
  46. Brigado pela visita, pelo comentário pelo incentivo... Nós do Palavra Ácida ficamos lisonjeados com seu comentário e queremos dizer que é por isso que continuamos escrevendo. Para fazer as pessoas sorrirem, para fazer as pessoas se questionarem, para fazer a pessoa dizer pra si mesmo:"Não é que ele ta falando uma coisa que faz sentido!" Isso é o Palavra Ácida.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  47. Como o mundo vai mal... ou não vai melhor... e é uma pena!

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderExcluir
  48. Interessante o comentário e as observações ressaltadas, sou contra o machismo, porém MUITAS(n generalizo) das mulheres q sao contra o machismo sao feministas, o que tbm é errado e até contradiz estas, que querem o respeito porém pensam com ´´superioridade``.
    Logico q n é seu caso,pelo q consegui perceber

    O blog é mto bom
    criei um blog a pouco tempo com uma abordagem critica diferente da sua,peço que passe lá e deixe sua opiniao se possivel

    http://choquestimulante.blogspot.com/

    bjO*

    ResponderExcluir
  49. Nat, parabéns pela forma lúcida e articulada com que vc expôs o assunto. Como mulher, concordo plenamente com o que vc disse e precisamos fazer o assunto repercutir, botar a boca no trombone e exigir o respeito e segurança social que nos é devida.
    Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  50. Mesmo com a lei Maria da Penha muitas mulheres preferem não denunciar o agressor como o argumento de que amam o "companheiro"
    na verdade a nossa sociedade tem uma visão muito distorcida do que realmente seja o amor!
    para se ter uma relação saudavel deve haver um equilibrio
    o que acontence é que muitas pessoas procuram suprir suas necessidades e falta de maturidade no outro, criando uma relação doentia e violenta.

    ResponderExcluir
  51. Esse foi o melhor texto que aborta o caso "eloá" justamente porque trata da raiz do problema, que é a violência contra a mulher que está presente na sociedade e que é a principal causa desses casos.

    ResponderExcluir
  52. Odeio machismo, da raiva, babaquice isso...
    e mata a garota só porque foi rejeitado é outra grande babaquice! essas pessoas tem que tomar vergonha na cara e vira uma pessoa de verdade!
    abraços!

    http://wallnosekai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  53. não dá para dizer que as coisas não melhoraram para o nosso lando...mas ainda estamos muito longe de como deveria ser, esses casos recentes mostram o quanto ainda temos q evoluir!

    abçs

    flor carambola
    crafteria

    ResponderExcluir
  54. O problema é a cultura da violência que está disseminada pelo mundo. Atos de violência estão cada mais mais corriqueiros, seja contra a mulher, criança, homem e animais... As leis deveriam ser mais rígidas, e principalmente cumpridas. Mas a realidade está bem longe disso.

    ResponderExcluir
  55. Muito bom.
    Duvido que um dia isto mude, Homens(exclui eu dessa) são todos uns @#&%$#

    ResponderExcluir

EVITE ENTRAR PARA MINHA LISTA DE DESAFETOS:

Por favor, não gaste o meu tempo precioso, fazendo com que eu leia comentários do tipo "- Legal, passe lá no meu blog!", "Muito bom, adorei!", "Lindo seu blog, visita 'tá?'", "auhuhauhau" ou coisa parecida.

Não busco impressões de alguém que escreve como quem tem uma ejaculação precoce!

Kiso