quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Gripe suína e a sociedade brasileira

Por Nat Valarini

O bom brasileiro adora uma novidade, principalmente se a inovação vier da América do Norte ou do velho continente. Quando começou o burburinho a respeito de uma nova moléstia internacional, muitos falaram:
“- Essas coisas só acontecem lá fora!” – quase em tom de indignação.
“- Não temos aqui um furacãozinho, no máximo, uma mera tromba d’água!”, que lugar monótono, não é mesmo?
Eu não reclamo de nada (mentira!). Acredito que por essas bandas de cá já temos emoções suficientes que ficam por conta da violência, as crises existenciais no cenário político, o novo shape da Suzana Vieira e, logicamente, pela carga tributária.
Mas, se você, amado leitor, joga no time dos que acham que desgraça pouca é bobagem, já pode abrir o sorriso de uma orelha até a outra. Este país, alegre e repleto de gente bonita, já se ligou nas últimas tendências do globo e, para não ficar de fora da última moda, tem até o presente momento, vinte casos de suspeita de contaminação pela gripe suína.
Agora, os mexicanos que estavam estendendo suas férias em terras Tupiniquins já podem botar a mão na cabeça e começar a chorar: não há lugar seguro no planeta Terra.
Ainda acho que, mesmo em meio ao caos, uma pequena parcela dos brasileiros dará o seu ‘jeitinho’ para converter a tragédia iminente em algo bom como, por exemplo, alavancar a economia nacional.
Os donos de laboratórios, felizes, colocarão seus funcionários para fazer hora extra, afinal, estamos em meio a um surto; Todas as farmácias vão atender 24hs por dia, sem perdões para fins de semana ou dias santos; A dona da Daslu passará a vender máscaras cravejadas de Cristais Swarovski, afinal, não é porque o mundo está ‘empesteado’ que nós deixaremos de ser fashion.
Resumindo: quando há uma calamidade pública, os grandões, SEMPRE, saem no lucro, afinal, SEMPRE existirá alguma forma de lucrar em cima da tragédia alheia.
Antes que haja um novo controle populacional, gostaria que as autoridades partissem para um jogo mais ofensivo, pois o adversário é astuto e, ao que tudo indica, pretende vencer o campeonato.
Enquanto isso, Miriam Leitão e os suinocultores torcem para que mudem o nome da doença para Gripe Mexicana ou Influenza norte-americana (epidemia de xenofobia? rs...), afinal, Gripe Suína está queimando o filme de outra pequena parcela.

Imagem: Globo.com


Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Creative Commons License
Gripe Suína no Brasil by Nat Valarini is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at garotapendurada.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://garotapendurada.blogspot.com/.

61 comentários:

  1. Acabei de ouvir na rádio que querem mudar o nome para Gripe Norte americana ou Gripe Mexicana.

    Por que os caras não vão em busca de alguma solução?? mudar o nome não muda nada....

    ResponderExcluir
  2. É o problema "genético" dos brasileiros de achar que somente o que esta la fora é melhor do que esta aqui dentro.

    (Doença de fora melhor do que doença daqui de dentro? parece loucura de construção lógica).

    Ah, eu esqueci, é Brasil, não prescisa ser lógico.


    Abraços Nat.

    ResponderExcluir
  3. Ah que isso, são só suspeitas. Desgraça pouca é bobagem!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que o Brasil entrou na onda do momento; mas sempre da maneira mais modesta possível, né? Só 20 casos??? Pouco... uma marolinha.

    Mas, como não sou rico, nem grande, nem nada, infelizmente só tenho a perder com essa gripe. Se eu pegar, vou ter de torrar meu 'rico' dinheirinho com remédios e internações, dando grana para os grandões :-P

    Sou brasileiro, e reclamo sempre, hehehehehe

    Beijão, Nat o/

    ResponderExcluir
  5. 20 casos agora XD

    se essa não virar epdemia,sei não viu.

    vamo ver no que da isso tudo.

    ResponderExcluir
  6. HUSAHUSHUAHUSAHUSHUA eu ri quando tu falou da miriam leitão e a epidemia xenofóbica :D

    Mas eu queria lembrar algo que eu li sobre a Roche, a industria farmaceutica, que o remédio Tamiflu, contra a gripe normal é bastante útil contra este novo virus, pode nao acabar com o virus, mas diminui os sintomas e amena o perigo de contaminação. Esse remédio só pode ser comprado com receita médica, agora eu imagino qual será o preço que esses infelizes colocarao em cima do infernal remédio contra gripe.

    Fora que o CDC ainda está planejando uma vacina contra a gripe suína (H1N1) que se origina de uma mutação dos vírus da gripe humana, aviária e a própria suína (H2N3)

    Bom, vamos ver quem vai acabar lucrando. Nunca todos perdem, alguém sempre ganha em cima de algo, nem que seja "exterminador de porcos"

    ResponderExcluir
  7. Hello, querida!

    Já estou visualizando a notícia:

    "EMPRESÁRIOS DO SETOR DE MÁSCARAS COMEMORAM VENDAS - Gripe suína traz lucros para empresas do setor e gera empregos.

    SÃO PAULO, SP - O empresário Sérgio Stapanek está contratando novos funcionários para sua empresa. Em tempos de crise global em que grandes empresas demitem funcionários, Sérgio não encontrou a fórmula mágica: é o efeito "gripe suína" na economia: "É uma coisa boa, espero que o governo dê incentivo para esta gripe continuar", diz o empresário."

    Ou então a REVISTA CACAS:

    "GALINHANE ADRISTREU MOSTRA SUA MÁSCARA ORNAMENTADA - criada pelo designer Jó de Silva, a máscara contém "traços de Brasil", segundo o designer."

    Ou então um novo escândalo no Congresso:

    "DEPUTADOS APROVAM VERBA PARA KIT GRIPE SUÍNA - os deputados aprovaram nesta madrugada uma verba extra de R$ 25 mil para combater a gripe suína. O benefício é concedido apenas para os parlamentares e parentes até o 5.o grau".

    Afinal, antes tudo de miséria que ocorria era a crise ( conforme tenta fazer-nos crer Miriam Big Pig) e agora a culpa será do porco. Oinc-oinc!

    bjs! Tratamos do mesmo assunto mas sob perspectivas diferentes!

    ResponderExcluir
  8. Porra Nat, se vc continuar roubando minhas pautas eu vou te dar uma trombada! (entendeu, entendeu? haha)

    Tá, minha pauta não é exatamente esta... Vc poderá conferir AMANHÃ no Cri-crítico. Hj estou no trabalhoooooooooo :( rs

    ResponderExcluir
  9. tambem estou nessa. parabens pela iniciativa

    ResponderExcluir
  10. Ontem fui espirrar e saiu um "óinc". Assustei, mas já estou melhor agora...

    * Sobre teu comentário lá no blog, o site do Grêmio não disponibilizou a notícia sobre o novo técnico porque ainda não tem, só o pessoal do Terra acha que sim.

    ResponderExcluir
  11. a bola da vez é a gripe suína mesmo,
    o pior é que estamos em tempos de gripe,
    e eu aqui gripado
    e desesperado assistindo tv: será que tô com
    a gripe suína ?
    brasileiros são hipocondrícos, verdade seja dita.
    ... mas isso passa.

    gostei do post,
    abraço aÊ, tenha um bom dia,

    http://garfosemdentes.blogspot.com/
    http://garfosemdentes.blogspot.com/
    http://garfosemdentes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. equanto lia seu texto, tocou no rádio uma canção tosca do guns'n'roses, o que me fez acreitar que axel rose vive com gripe suina ha mais de vinte anos...

    ResponderExcluir
  13. Me lembro de uma propaganda do SBT de 10 anos atrás que dizia, "com cri$e, $e cre$ce". Na época eu tinha 12 anos e não entendia muito de economia, embora eu já estivesse começando a aprender sobre capitalismo e socialismo, mas hoje eu consigo enxergar cifrões nas entrelinhas...

    Será que as Havaianas vão refazer o seu comercial, dessa vez com a mulher entrando e alertando sobre a gripe?

    Bom, sempre haverá pessoas que vão tirar uma casquinha com essas tragédias. Foi assim com as enchentes de SC em novembro passado e como aquele cara do filme "A Lista de Schindler". Não lembro mais muito do filme, mas já comentaram comigo, acho que na escola, que o tal Schindler tinha aproveitado a II Guerra para lucrar. $_$

    ResponderExcluir
  14. Passando rapidinho...

    gostei do seu blog, escreve muito bem...

    da uma visitada no meu

    www.i-aew.tk

    bjus

    ResponderExcluir
  15. NEM COMENTO PQ GLOBO É ESCROTA DEMAIS.... TEIMAM EM CAUSAR O CAOS NO BRASIL... PORRA SÓ PQ TA NA MODA A GRIPE SUÍNA QUER DIZER QUE A DENGUE ACABOU? QUE POR SINAL MATA MUITA MAIS GENTE E AINDA NÃO FOI CONTROLADA..RIDÍCULO MESMO! TA FODA

    ResponderExcluir
  16. não são só os grandões que vencem, mas sim quem consegue por em prática uma idéia adequada para o momento... acho um tanto quanto radical achar que só uma parcela ganha o jogo.

    ResponderExcluir
  17. putz, que gripe maldita
    o pior de tudo é que tem alguns brasileiros reclamando que isso não chegou aqui ainda! é verdade!
    afinal, tudo que é de fora é melhor, ate uma gripe...
    ngm nunca se preocupou com a febre amarela. por exemplo, afinal ela não é destaque na CNN...

    belo texto

    ResponderExcluir
  18. Mto obrigado pelo comentario no meu Blog,William Shakespeare foi o cara da época ele, acho q ainda é ate da nossa época!!! Adoro seu Blog tbm, acompanho sempre...Gripe Mexisuinamericana...para mim é um grande golpe farmaceutico!!!!

    ResponderExcluir
  19. Será que é chamada de gripe suína pq o som do espirro ao inves de sair o famoso atchin saí um oinc oinc?

    ResponderExcluir
  20. Legal pelo blog, esse negocio de gripe suína não vai pegar aqui !

    Otimização de recursos e serviços.
    http://menosbits.blogspot.com/
    O jeito inteligente de se usar a internet.

    ResponderExcluir
  21. Não acredito que essa gripe será uma epidemia...
    Tudo que não tem cura se transforma em pan-demia... Já convivemos com tantas outras doenças as quais tentamos (ou finjimos) controlar, essa será mais uma.
    O mais legal é que em plena campanha de vacinação da velharada com a gripe, surge um novo vírus... Onde vamos parar, já temos a gripe homosapiens, gripe aviária, a suína... Cuidado galera, a bicharada ta solta!!!

    Enquanto isso: "Atenção senhor passageiros com destino ao Brasil, ao desembarcar por favor dirijam-se ao departamento de controle de animais". RSRSRSRSRSRSRS

    bjks

    ResponderExcluir
  22. Os grandes podem até lucrar mas em geral se chegar a uma pandemia a crise financeira mundial vai ficar muitas vezes pior do que já está ....

    Muito bom o seu blog, engraçado é que suas duas últimas postagens falam dos mesmos assuntos das minhas duas últimas postagens !!!!! e o mais interessante quanto a penúltima, fala de Plutão.... meu querido ex ou ainda planeta !!!!! he he he !!!! se der passa lá ......

    http://diretodeplutao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Ahahahahahahahah.

    Numa cidade vizinha à minha, há um político de nome Chico Leitoa. Tadinho, né?

    Ai, ai. Ri demais.

    Que esta (atchimm) gripe fique por lá mesmo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Aiai, tava demorando para uma nova PANDEMIA aparecer. Cada vez mais estamos nos tornando "galinhas de granja", brancas e fracas, prontas para o abate!

    É isso que dá :/

    www.hisdream.wordpress.com

    Rafael

    ResponderExcluir
  25. Obrigado por me lembras de colococar a fonte de onde eu tiro os artigos...
    eu nem tinha pensado nisso hauhauhauahua
    vo fazer isso agora!

    abrigadaoooo

    ResponderExcluir
  26. até parece que o nome vai alterar alguma coisa, a informação já chegou pra todo mundo, e acho que já não tem mais volta. mas é claro que o brasil vai dar um jeito de lucrar: se a gripe for realmente confirmada, não duvido que começem a vender mascaras cirurgicas por 50 reais cada. saber tirar proveito da tragedia alheia... é complicado

    ResponderExcluir
  27. ... ainda sobre isso: Um absurdo quererem mudar o nome só porque prejudica o setor, é gripe suína e acabou, ou então a gripe aviária vai querer mudar tb !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Essa é a nova "doença da moda", logo, o Brasil que estar na moda (essa é a filosofia do nosso presidente da república).

    ResponderExcluir
  29. vi no jornal hj, ja se estão esgotando os remedios para gripe das farmacias, brasileiro e meio loco mesmo, nem se sabe se remedio convencional para a gripe pode adiantar em alguma coisa e ja estao fazendo estoque.

    ResponderExcluir
  30. Hoje vi na tv uma matéria que já tem muito brasileiro comprando remédios pra gripe aos montes.

    ResponderExcluir
  31. Agradeço muito pela visita e saiba que comentários como os seus faz de mim ter cada vez mais vontade de continuar com o trabalho. Se o meu está regado de humor eu terei o prazer de dizer que o seu também está otimo. A Mirian leitão foi de mais... E as mascaras da daslu então nem se fala, ruim será as mascaras da daspu acho que todas seram em formato fio dental.

    ResponderExcluir
  32. eeei!!!
    tu é fodaaa!!!
    desculpe a forma de expressão, mas quero dizer o quanto és ferina e maravilhosa nas críticas!
    meu penúltimo post falei até sobre gripe suína...mas não tão bem quanto tu.

    serei tua seguidora.=]
    e vou ser que nem tu quando eu crescer...=p

    ResponderExcluir
  33. Nem sabia dessa gripe do porco até ontem. É q meu novo trampo como auxiliar do servente do pedreiro me absorve totalmente, tanto intelectualmente, através da repetição incessante das músicas do Gino e Geno, quanto fisicamente. Como se pode imaginar, qdo chego em casa, só quero mesmo é dormir, pouco me lixando pra noticiários e falações afins.

    ResponderExcluir
  34. Nossa seu blog é muito bom;curti demais coloquei nos meus favoritos parabens menina vc tem o Dom
    Quando a senhorita tiver um tempinho dá uma passada no meu blog.

    http://www.maumaucomedy.spaceblog.com.br

    ResponderExcluir
  35. já está dificil a crise, agora vem essa gripe, ferrou tudo mesmo!
    kkk

    ResponderExcluir
  36. Não me inclua nesses que amam tragédias, porque, apesar de eu não ser uma braseleira de bom grado, ainda tenho uma última esperança (a última que morre, e a minha ta por um fiosinho) nesse país.

    Boa noite
    :*

    ResponderExcluir
  37. Comparo a gripe suína com a dengue. Há vários casos de dengue mas só a hemorrágica mata. Há vários casos de gripe suína mas só alguns morrem. A diferença é que a gripe se espalhou pelo mundo, enquanto a dengue só se espelha no Brasil. :D

    =*

    ResponderExcluir
  38. vlw a visita volte sempre
    bjus

    http://www.i-aew.tk/

    ResponderExcluir
  39. hahahahah .. cara, que texto.

    Mas o pior é que são desses pequenos casos, que surgem os maiores, mas também acho que esa gripe será uma "nova dengue" ... pnde só um tipo mata e as demais só causam uns estragos ...

    Mas vamos ver, neh ...!

    ótimo texto.

    té,
    beijos. xD

    ResponderExcluir
  40. pouco a pouco os casos suspeitos vao aparecendo em todos os estados... há quem diga que essa gripe é só mais uma jogada de laboratorios pra vender remedio Oo

    a ideia de Jose Saramago, q fala no blog q possui, q a Science já mostrava um aumento de casos dessa doença há 6 anos atrás acabou me colocando uma pulga atras da orelha..

    adorei teu tom irônico no post.


    www.thiagogaru.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Acredito que estão dando este ibope para a gripe suina para tirar nossa atenção do verdadeiro problema que assola o mundo atualmente, a crise e o desemprego.
    Afinal de cada 100 pessoas que contraem a gripe, 96 se curam facilmente com um tratamento simples.

    Mais uma vez, estamos sendo manipulados.
    Oi Nat, estou chegando agora do seu orkut, que fotos são aquelas... Meu Deus do céu, tem certeza que não quer casar comigo?

    Você já votou na enquete do meu blog? Já deixou sua opinião lá?

    Beijo, pensa com carinho na proposta de casamento tá... rs

    ResponderExcluir
  42. A primeira coisa que pensei quando vi a noticia na tv foi: "pronto! Amanhã meia dúzia de hipocondriacos vai estar espirrando e usando máscaras pela cidade". Não deu outra... qualquer espirro é uma tragédia.
    Aqui na Bahia já tem um cidadão (que nem quer chamar atenção) em observação e sabe-se lá quantos casos de suspeita.
    Coincidencias a parte, depois que começou o surto da gripe suína ninguém mais ouviu falar em dengue. E olha que aqui na Bahia só se falava nisso...

    TEM MEME NO MEU BLOG PRA VOCÊ.

    Beijo

    ResponderExcluir
  43. Oi Nat, obrigado pela visita!!

    Realmente, isso vai ser uma farra para os laboratórios.

    Se aparecer uma vacina então.... haja licitação. Vai ser um carnaval fora de época.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  44. A dona Miriam só falou isso por conta de seu sobrenome de duplo sentido...

    se ela se chamasse coelho, não se importaria...

    agora o que me deixa abismado é o fato do seu Inácio ainda não ter soltado uma de suas pérolas...

    o que será que aconteceu?
    será que ele está tão preocupado em explorar a doença de sua provável (possível) herdeira que nem se tocou desse assunto suino?

    ResponderExcluir
  45. infelizmente o capitalismo é isso - tudo deve resultar em lucro inclusivea a morte. um abraço

    ResponderExcluir
  46. Acho que nosso país pode acontecer tudo que acontece lá fora também, moro aqui em SC Blumenau e já aconteceu de tudo bem aqui perto, mas eu acho que o pessoal leva um pouquinho a sério demais com esses bagulhos de gripe aviária, não sei o que lá suino, blablabla bovino, e o que foi equino.....

    ResponderExcluir
  47. Parabens pelo post, vc tem o dom da escrita, sabe criticar na medida certa...
    Parabens
    Abração!

    ResponderExcluir
  48. Desgraça alheia = lucro certo!
    Mascaras com perolas, desenhos e até arrisco uns formatos mais estravagantes!!

    Parabens pelo blog!!
    Bjos

    Diogo Bispo

    ResponderExcluir
  49. Vc está certíssima!
    Mesmo quando não é, tudo passa a ser uma grande prática de conspiração!

    ResponderExcluir
  50. Brasileiro é realmente uma "raça" muito doida, não? (não me excluindo desta).

    Se ta ruim, querem melhorar. Mas se ta bom de mais o negócio também não agrada! rs.

    A impressão da gripe que dá é que a doença está ficando sobre controle, pelo menos é isto que passa a mídia, já colocando os noticiários suínos para o recheio dos telejornais e não mais em sua abertura.


    http://proudbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  51. A última notícia que eu li dizia que pretendiam mudar o nome para "nova gripe". Como se o fato de ser nova, velha ou seminova tornasse o problema diferente.

    ResponderExcluir
  52. Gripe suína, bom, eu creio que muita gente ainda está assustada, ainda mais com a suspeita de vítimas... Bom, a última coisa que eu quero é algum desastre grande assim aqui no Brasil.


    http://tudoehblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Poh o pessoal ta mais preocupado em mudar o nome dessa praga do que combatela
    rsrs

    ResponderExcluir
  54. Parabéns. Gostei muito. Essa gripe ta comtaminando o mundo mesmo. Blog ótimo.

    ResponderExcluir
  55. Oie Nat
    te vi numa comunidade do orkut e vim aqui ler e comentar.

    Gostei do seu blog e da forma que vc se expressa. Vou estar sempre por aqui
    beijosss

    ResponderExcluir
  56. Pode crer! Não duvido nada que daqui a pouco vejamos gente andando de máscara pelas ruas daqui, só porque "virou moda" lá fora. Pô, se não tiver Gripe por aqui não estamos no mesmo nível dos EUA, ou dos países europeus...
    Vai nessa!

    Falando nisso, veja minha história profética (rs) sobre a gripe suina...

    http://bemcontar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  57. ah, tem um selinho pra você no meu blog:

    http://bemcontar.blogspot.com/2009/03/selos-pra-que-te-quero.html

    ResponderExcluir
  58. Olá Nat,
    acabei de te dar um selo, vejo no meu blog, no link abaixo como fazer pra manter a brincadeira
    http://sofismo.wordpress.com/2009/05/01/selo-listas-de-desejos/

    P.S.: Pq vc não publica suas fotos nos seu blog?

    ResponderExcluir
  59. Oi Nat,
    Vim aqui agradecer sua visita e comentário no blog.
    E acabei gostando deveras daqui. Sinto que voltarei...

    Espero que goste dos filmes.

    Abraço procê.

    ResponderExcluir
  60. (Fora do texto e do contexto)
    Meninaaaaaaaaaaa [entusiasmadíssima]
    Não deixe de ver aquele corpão do Hugh Wolverine em ação. O filme é excelente e ele é (ai, ai) lindooooooooooooooooooooooooooooooooo
    [chegando do cinema]
    rsrsrsrrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  61. kkkkkkkkkkkkk
    Eu "si" divirto com isso!
    O ser humano passa a gripe pro porco que devolve pro ser humano... Nem porco quer nada dessa gente mesquinha que habita nosso planeta.
    Adorei o post, só a carga tributária que tem aqui mata mais gente do que qq gripe!
    bjO

    ResponderExcluir

EVITE ENTRAR PARA MINHA LISTA DE DESAFETOS:

Por favor, não gaste o meu tempo precioso, fazendo com que eu leia comentários do tipo "- Legal, passe lá no meu blog!", "Muito bom, adorei!", "Lindo seu blog, visita 'tá?'", "auhuhauhau" ou coisa parecida.

Não busco impressões de alguém que escreve como quem tem uma ejaculação precoce!

Kiso