quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Nem femista nem machista:

Na guerra entre os sexos eu prefiro ficar do lado da Cruz vermelha

Por Nat Valarini



Já faz um tempo que a mulher conseguiu mostrar seu valor e importância na sociedade e desfrutar de direitos semelhantes aos dos homens após saírem às ruas em movimentos feministas. De lá para cá, muitas mudanças significativas foram conquistadas, mas também muita água rolou por debaixo da ponte. Como estou falando de mudanças, muitas delas não vieram de maneira pacífica, mas foram alcançadas por meio da ‘guerra’. Falando de homem e mulher não foi assim tão diferente. Entre mortos e feridos, o que restou de tudo isso hoje? Scars baby... em alguns casos, cicatrizes difíceis de sarar.

A verdade é que as mulheres têm tanta capacidade quanto os homens para realizar atividades como: dirigir, assumir um cargo de chefia seja no emprego ou na família. Da mesma forma um homem pode, sim, cozinhar maravilhosamente bem, cuidar dos filhos e realizar outras tarefas tidas como estritamente femininas. A mulher de hoje quer, e com razão, ganhar salários equivalentes aos dos homens, mas nós meninas também podemos dividir a conta do restaurante, porque não?

Acho que o principal motivo das brigas entre os sexos vão além de gênero, postura e cultura. Entra na disputa de interesses muito orgulho e egoísmo. Após décadas de repressão, algumas garotas preferem não agir de determinado modo para não se tornarem vassalas e os rapazes preferem seguir à risca a forma como a sociedade ensina que um homem deve se portar para não ferir sua masculinidade. Meu caro guri, você não vai ter o pênis amputado por ajudar sua mãe a limpar a casa. E você guria, não estará transformando-se em escrava por cozinhar para o seu esposo, namorado ou mancebo.

Para algumas colegas fêmeas, é um absurdo você dizer que fez o jantar ou que passou a roupa dele, que isso é ser submissa. Na boa, sou casada e faço essas coisas para o meu esposo porque o amo e posso fazê-las por opção. Ele age da mesma forma para comigo. Perdi a conta das vezes em que cheguei a casa após um dia cansativo de trabalho e tudo estava limpo, comida feita e fui recebida com carinho e, mesmo assim, ele não deixou de ser homem por isso e também não achou que ia lhe quebrar um braço se o fizesse. De qualquer modo, esta postagem não veio para tratar de afazeres domésticos, mas sim alertar sobre alguns equívocos que aconteceram ao longo do tempo.

Vejo algumas pessoas que de feministas tornaram-se femistas. Sim, versões machistas, só que para mulheres, uma distorção do movimento feminista que busca questionar o tabu da superioridade de um sexo em relação ao outro, o femismo acredita na superioridade da mulher em relação ao homem e eu não creio que isso seja verdade. Ora, não pensem que faço o estilo subordinada nem venham apedrejar o meu blog ao lerem isso, mas, eu acredito que, quando há excessos todos tendem a perder alguma coisa. Femistas? Machistas? Para mim são todos babacas. Da mesma forma que eu não gosto de ouvir um ignorante dizer que mulher só serve para pilotar fogão, um homem não se sente muito à vontade ao ser destratado, humilhado e acusado pelo simples fato de ser do sexo oposto. Claro que há casos e casos, mas eu estou falando do lado hard da história.

Quem você pensa que é ditando palavras de ordem? São ruins tanto a ‘mulher Amélia’ quanto o homem machista que criam os filhos sem noção de respeito numa perspectiva preconceituosa. Tão ruim quanto a Amélia e o machista é a mulher mulherzinha, que grita por direitos iguais faz e acontece, mas na hora de partir para a igualdade de verdade, pula fora querendo recorrer ao seu ‘lado frágil’, acho isso uma atitude burra e também, machista! Mulher machista é foda! Sim, pior do que esses três juntos sem dúvida é a pessoa hipócrita. Sei que ainda há muito preconceito e desigualdade entre os sexos, porém eu creio que não é a intolerância que vá fazer esse quadro mudar.

Se você me disser que ao ler a postagem anterior que falava sobre “Feminicídio: a problemática da violência contra a mulher” pensou que eu era femista e que agora virei a casaca, está enganado (a)! Não aprovo ‘ismos’, acho que eles não levam a nada. Sou simplesmente uma mulher centrada que sabe e gosta de ser mulher e que gosto e sei reconhecer o valor de um homem de verdade, sem tantas máscaras, apenas o ser humano, dentro de suas necessidades e limitações, onde ambos os sexos se complementam. Nós vivemos em um planeta caos que deve ser melhorado com a cooperação de todos, não estamos na ilha das guerreiras amazonas, nós precisamos dos homens e eles de nós.

Vamos sim, lutar por um mundo mais justo, mas para todos, homens e mulheres, pois se for armada uma nova guerra, eu não darei pitaco em nenhum dos lados, vou socorrer os feridos junto com a cruz vermelha.

Fala-se muito em paz e igualdade, briga-se (ao invés de reivindicar) por muito pouco.

Para saber mais:

Dedico esta postagem a todos que lutam pelos princípios básicos Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, igualdade e fraternidade).

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape


Creative Commons License
Nem femista nem machista: na guerra entre os sexos eu prefiro ficar do lado da Cruz vermelha by Nat Valarini is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at garotapendurada.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://garotapendurada.blogspot.com/.

58 comentários:

  1. Nossa! Bom, bom, bom... também estou do lado da cruz vermelha! Sempre digo, sou homem, não macho ^^
    Essa história de guerra dos sexos é a maior viagem que existe...não serve pra nada!!
    Bom post, adorei mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Nesse ponto estou do mesmo lado que vc... =]

    brigadao por passar lah no meu... Da uma olhadinha denovo... acho q vai curti

    bjao

    ResponderExcluir
  3. Legal o blog. Gostei do texto.

    Sabe, muitas vezes, ignorantes religiosos se ampararam na imagem de Gêneses - em que Deus tira a mulher da costela do homem - como sendo a "prova bíblica" p/ inferioridade da mulher. No entanto, é justamente o contrário. Podemos dar 2 interpretações do texto, a saber: 1- Deus tirou a mulher da costela do homem, portanto, ela é igual a ele. Caso tivesse tirado de região corporal superior, ele seria superior ao homem. Caso tivesse tirado de região inferior, ela seria inferior. Mas Deus tirou do meio do homem, o que a torna igual a ele. Ou 2- O fato da mulher ter saído, na imagem, do homem, já justifica sua igualdade com ele, pois veio dele.

    Creio que a interpretação errônea deveu-se à motivos políticos, interesseiros, etc.

    Beijão. Fique com Deus, na Paz.
    ___________________________

    Visita o meu? http://horateologica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Machismo eu abomino...sou homem,amigo e companheiro..."macho" é alcunha de quem não se garante!!

    http://wwwpicoledechuchu.blogspot.com


    Passa lá!!

    ResponderExcluir
  5. Opinião bastante sensata. Nenhum extremismo é louvável. Se houver equilíbrio de parte a parte, as coisas funcionam de maneira mais eficiente. É só se inspirar na sua sugestão, os ideais da Revolução Francesa. Fazer algo como machismo + feminismo / 2.

    Atér mais!

    ResponderExcluir
  6. Que post inteligente ^^ Parabéns.
    Mas uma coisa é preciso ser dita:
    Vocês mulheres são muito melhores que nós homens,
    Muito mesmo.

    Eu não conhecia o termo "femista", mas percebendo o que significa... existem muitas hein!? Oo

    Te achei na comunidade "Eu tenho um blog" e resolvi vir aqi ver como era... acabei comentado ^^

    Thiago Assis,
    www.thiagogaru.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Toda vez em que passo por aqui me deparo com uma excelente postagem... srsrsrs.
    Seu texto está perfeito, sem tirar nem pôr!

    ResponderExcluir
  8. Olá, seu texto é bem inteligente, sensato! muito legal mesmo...parabens!!! brilhante mente!

    ResponderExcluir
  9. excelente postagem :)
    passa no meu
    http://mundo.core.zip.net
    :*

    ResponderExcluir
  10. A mulher ja conquistou muito e acredito que o caminho é longo mas de sucesso.

    ResponderExcluir
  11. O bom é que seus posts são pequenininhos, né? rs

    Anyway, acho que vcs ainda gostam de que os homens puxem a cadeira etc e tal. Então..

    O limite é o bon senso ;) E viva as diferenças!

    ...Eternas, diga-se

    ResponderExcluir
  12. Aproveito seu post, para parabenizar todas as mulheres guerreiras e maravilhosas

    ResponderExcluir
  13. Ótimoo texto. tu escreve muitoo bem... futura jornalista?? x)

    ta mto bom seu Blog.


    Sobre seu comentario no meu.. agradeço eh smp bom receber elogios...e na verdade eu so comecei a escrever ontem entaum por issu to apenas começando a divulgar hehe.. smp tive uma quedinha por jornalismo.. e resdolvi fazer meu blog agr!

    Vou t visitar aki mais vzs pod t ctz..e vc tbm ein v c da uma moral la no meu blog..qd possivel eh claro ^^

    bjos =*

    http://cervejaecaneta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. ADOREI!!!Vc escreve muuito bem! Além de desenvolver muitobem seu texto!
    Deixando o lado profissional de lado. Eu penso q somos tds iguais claro alguns d nos tem mais dificuldade mas isso não depende do sexo.

    *Engraçado é q tds homens q aqui comentaram são super éticos...rsrs...q bom!

    ResponderExcluir
  15. A cruz vermelha é o toddy!

    ;D

    http://visaocontraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Por pouco eu pensava que vc fosse uma feminista.rs..

    ResponderExcluir
  17. Nosssa oteeeeemo....
    Eh autoria sua esse texto!?
    Maravilhoso!
    Bjokas, se cuida!

    ResponderExcluir
  18. Excelente post!
    Vi seu blog na comu do Orkut e vim conferir! Gostei!

    Passa lá no meu blog tb:
    http://blogdapattyandrea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Voltei =)

    Muito obrigado pelo comentário lá no meu blog.

    Bjss. Fique com Deus, na Paz.
    _______________

    http://horateologica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Ô lindona...Obrigadaun pelo comentário...Com certeza irá gostar dos posts anteriores...
    Já te add aos meus favoritos...
    Bjokas, se cuida!

    ResponderExcluir
  21. apoida !

    eu não sei de que lado estaria ia ser muito confuso !

    guerra dos sexos é uma furada !

    ResponderExcluir
  22. Muito bom o texto.
    Eu concordo com tudo que tu escreveu.
    Se tivesse um guerra dos sexos eu certamente ficaria numa encruzilhada!
    Ótimo texto mesmo!
    Se cuidaa.

    ResponderExcluir
  23. Adorei seu texto! :DD
    Sobre o comentário no meu blog, essa linha de curativos do Herchcovitch é muito fofa mesmo né?
    Acho que semana que vem tem uma surpresa no meu blog acerca disto! huahua Assim que eu publicar, passo aqui para te avisar! uehue
    Parabéns pelo blog. Adorei demais o layout.
    Beeijos :*
    http://cogumelosverdes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Este é o segundo post que eu pego pra ler na comunidade "Eu tenho mum blog" e devo acrescentar que mulheres também sabem escrever posts grandes com goatinho de quero mais, hehe.

    Eu fico contente com o espaço que a mulher ganhou na sociedade, tornando-se mais independente e desmistificando preconceitos infundados do século XIX.

    Acho machismo uma coisa ridícula e tenho pena de mulheres que ficam com caras assim. Aff...

    Falando em trabalho, existem muitas funções onde as empresas não contratam mulheres, devido a sua fragilidade. Talvez por serem funções mais masculinas como soldado ou açougueira, e elas geralmente fazem o estilo lésbicas-bofinho, assim como muitos bailarinos homem tem um jeito afeminado. Nesses casos, entra o preconceito por orientação sexual também.

    Mas ainda há muitas coisas que as mulheres devem conquistar e que ainda não está ao seu alcance. Tudo vai depender da disposição delas de enfrentar uma sociedade machista e femista.

    ResponderExcluir
  25. Tão ruim quanto a Amélia e o machista é a mulher mulherzinha, que grita por direitos iguais faz e acontece, mas na hora de partir para a igualdade de verdade, pula fora querendo recorrer ao seu ‘lado frágil’, acho isso uma atitude burra e também, machista! Mulher machista é foda! Sim, pior do que esses três juntos sem dúvida é a pessoa hipócrita.

    até essa parte eu achei que tu nunca ia falar daquela mulher que diz, faz e acontece, mas na hora de dividir uma conta, rachar a janta, pagar o cinema, recorre pra parte "sou a mulher você paga" acho legal pagar de vez em qndo, mas sempre é abuso... e volta aquele circulo vicioso. Sempre do mesmo jeito.

    Gostei do texto, muito inteligente e eu já tinha lido o do feminicidio :D

    ResponderExcluir
  26. Somos dois do lado da cruz vermelha kpskpskpkps...

    ResponderExcluir
  27. Sou difusora da teoria do meio termo.
    Nem lá, nem cá.
    Verdades absolutas precisam de quebras paradgmáticas.
    Postura firme é na verdade optar pelo bom senso.
    Sou cem por cento a favor de quem é contra os "ismos"
    Ok... sou só 50%.
    rs

    Belo espaço.

    beijo

    ResponderExcluir
  28. Perfeito seu raciocínio..
    Que, por sinal, fecha muito com o meu..
    Estes "ismos" muitas vezes tornam-se uma espécie de atitude contrária oa que pregam..
    Em especial o Feminismo.. que implora por igualdade, mas é capaz de agir em favor da separação!
    Acredito que a pessoa deve agir conforme seus princípios, idependente de padroes ou sexo!

    ;D

    bjus

    ResponderExcluir
  29. Oi Nat, tive de vir agradecer pela tua gentil visita. Nossa, tu escreve muito bem! E tem ilustrações tudo-a-ver com os posts. Muito bom!

    ResponderExcluir
  30. E realmente, muitas mulheres hoje querem a paridade em empregos, salários e tratamento (o que é absolutamente justo), mas não querem perder as "antigas" vantagens e nem deixar de ter seu ego afagado a toda hora. É uma pena

    ResponderExcluir
  31. femismo= luluzismo
    machismo= cultura pregada na sociedade( igrejas,escola,TV....)

    como disse o personagem Ferris Bueller:
    NÃO APOIO O FASCISMO OU QUALQUER OUTRO "ISMO".
    NA MINHA OPINIÃO, OS "ISMOS" NÃO PRESTAM.
    NÃO SE DEVE ACREDITAR NELES, MAS SIM EM NÓS MESMOS.
    JOHN LENNON DISSE: "NÃO ACREDITO NOS BEATLES, MAS EM MIM."
    ELE TINHA RAZÃO.
    ELE ERA O MÁXIMO.

    by:ferris ("Ferris bueller Day Off")

    ResponderExcluir
  32. Vai lá no meu blog que tem um presente pra vc!

    http://www.messnatural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Oi!!!

    Passa lá no meu blog q tem post novo!

    Bjus, bom fds e desculpa pela "propaganda"!

    ResponderExcluir
  34. Seu blo é trangressivo!
    estou atras de blogg assim, bem atemporal e fora do cotidiano das pessoas!
    passa lá no meu e nçao se surpreenda com o que ler, é tudo verdade?!
    parcerias nowwwwww
    bjos
    http://transgressivas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. wow. Li tu-do. E você está certa, afianl de contas, nós devemos fazer o que amamos, tem mulheres que gostam mesmo de deixar tudo pronto para o homem, tem mulhres que acham prazer nisso, não é um erro.Como tem homens que também adoram fazer surpresas como você disse. Eu mesmo na época em que tinha um namorado adorava fazer o que pudesse por ele, e ele por mim. Era sim, e nem eu , nem ele deixavamos de ser menos homens por causa disso. Aqui na minha caa somos 3 homens, quando minha mãe e meu pai trablhavam e não tinhamos condiçoes de pagar uma empregada domestica nos 3 botavamos a mão na massa e arrumavamos tudo, ai vocês poderam dizer: " e hoje vc é gay", ante de começar as minhas atividades domesticas eu já era gay, e meus dois irmão passaram por essa experiência, mas ainda são heteros, firmes, fortes e infelizmente... um ainda é super machista.

    ResponderExcluir
  36. Oi Nat,
    concordo em mta coisa. Esse lance de igualdade distorce tudo. Engraçado que o meu último post fala também sobre o assunto e a morte do cavalheirismo. Se puder, da uma olhadinha lá. Adorei seu blog, vou ficar de olho.. :) bjus
    http://daniuzeda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Tudo que é ISMO costuma cansar, já disse um professor de literatura meu! E eu concordo. O Feminismo foi importante no início, quando as mulheres tinham muito pelo que lutar por igualdade, mas hoje em dia muita coisa mudou. Os homens não são mais os grosseirões de antigamente, que não sabiam tratar uma mulher. Sabemos das diferenças e como teremos que superá-las e/ou conviver com elas.

    Espero que minha professora de Legislação da comunicação não leia isso. Ela é femista ao extremo! Me dá muita raiva disso...

    ResponderExcluir
  38. ADD SEU BLOG TB VIU??! BEIJOSSSS !!!!
    http://namiradofelipe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Primeiramente, agradeço pelo comentário no meu espaço na Web, foi uma surpresa receber comentários, há tempos que não venho escrevendo nada (escritor em declínio). Quanto ao texto, já ouvi muitas vezes esses termos de feminismo e femismo, mas não acho que homens e mulheres devam ser iguais, pois não são iguais, acho que devam ter a mesma importância. Mas não chega a ser o caso de todas mulheres quererem ser LIVRES e trabalhar (até porque liberdade e trabalho são duas palavras que não combinam) há também aquelas que gostam de cuidar da casa e acho isso importante não é desonra a nenhuma mulher fazer isso, algumas dizem que isso é coisa de AMELIA, que nada.

    Como diz o Mestre Nelson Rodrigues: O feminismo deseja transformar a mulher num homem mal acabado.

    ResponderExcluir
  40. concordo totalmente contigo...esse negocio de ficar vendo quem eh melhor e talz ta com nada...

    ResponderExcluir
  41. Minha namorada e eu costumamos dividir as contas, sem problemas. Claro, de vez em quando, eu banco o cavalheiro e pago um showzinho aqui, um passeio acolá...

    ResponderExcluir
  42. Adorei o comentaria...
    de vez enquando a mulher e eu tenho atitudes femininas, sou a favor do salario até maior de que do homem, eles sempre falam por traz de u homem tem uma grande mulher!!!, entao tem q dar salario maior, a mulher tem capacidade melhores ou igual do homem, entao ninguem pode ficar julgando, ela por ser dona de casa ou chef de uma grande empresa.

    ResponderExcluir
  43. O que antes era ser feminista, lutar pelo direito de votar, de trabalhar e todos os direitos conquistados pelas mulheres hoje se tornou ser egoísta.

    ResponderExcluir
  44. Não há como discordar de você!
    É preciso priorizar a igualdade, mesmo que sejamos ímpares em nossa existência! Mas vejamos e entendamos que somos singulares enquanto pessoas, seres humanos, sem diferenciar por sexo, cor, credo e etc! Quando somos separados em grupos, como homens e mulheres, devemos presar sempre pela igualdade, já que um grupo se faz necessário ao outro!
    Cozinhar, passar a roupa e limpar a casa nada tem haver com deveres femininos exclusivos e por tanto submissão, tem haver com amor, com o gostar, com o carinho e o querer bem! Quem confundi isso é por que nunca amou!

    ResponderExcluir
  45. Acho uma bobagem ficar brigando pra ver quem é melhor, quem dirige melhor, quem sabe fazer o que melhor...sinceramente não dou bola pra isso..

    ResponderExcluir
  46. Esse assunto é famoso, hein?

    Estou no mesmo lado que você, também.

    ResponderExcluir
  47. Adorei o teu texto.
    Bem real, bem atual.
    Parabéns e obrigada por conhecer o http://superslainte.blogspot.com/
    bjs

    ResponderExcluir
  48. show!! isso ai...axo q as muleres tem q ter direitos iguais aos dos homens...

    ResponderExcluir
  49. É, hoje em dia, até que não tem mais tanto machismo. alguns homens ainda são, mas são poucos.
    As mulheres, vem se tornando cada vez mais independentes e mais desiludidas com os homens, tanto estão, que tem mulheres que só sabem criticar o sexo masculino, dizendo que todo homem é vagabundo, cachorro etc. e acabam optando pelo sexo feminino no sexo, nos relacionamentos etc. por outro lado, os homens estão cada vez mais achando que as mulheres so gostam de dinheiro e se tornam gays, talvez por isso, existam mais homoafetivos atualmente.
    tem nexo ?

    ResponderExcluir
  50. eu acho que há certas mulheres que são tão importantes na sociedade como o homem e outras que são mais importantes...
    abraços!

    http://wallnosekai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  51. Olá! Primeiro quero agradecer sua visita e comentário em meu blog. Quanto ao seu post, aliás, muito bem escrito, concordo plenamente com a sua opinião.

    Acho que ainda tem muito orgulho em jogo, principalmente de nós homens. Confesso que quando citou o ato de dividir a conta no restaurante, me imaginei na cena, e como homem, chamar uma mulher pra ir a um restaurante ou outro lugar que seja, e dividir a conta, não me parece legal.

    Sei que pode parecer machismo, mas não é, está mais pra orgulho mesmo, certo ou errado, eu acho que todas as mulheres gostam de serem um pouco "paparicadas", e isto não é errado e nem "demodê" , pelo contrário,desperta ainda mais admiração por uma mulher, saber que ela tem essa sensibilidade.

    Não conhecia seu blog, vou vir aqui mais vezes!

    ResponderExcluir
  52. Oiie lindinha!Eu adoro esse blog,então eu indiquei para recebimentode selo!Espero que goste,aguardo sua visita!Passa lá pra ver seu selo!Procura lá!BjO

    ResponderExcluir
  53. Já passou do tempo de nós pararmos de olhar o gênero do indivíduo antes de perceber que por trás dele há na verdade um indivíduo com diferenças culturais que precisam ser respeitadas na maior parte das vezes. Por mais que a gente viva numa sociedade patriarcal, a mulher também não pode usar a mesma moeda do macho e se tornar femista, postura em acrescenta para aquela que é a discussão maior, a de um mundo mais justo.

    www.opatifundio.com

    ResponderExcluir
  54. Nat, vc tem toda razão no que expõe. O negócio é o seguinte e já tá na hora de que ambos os sexos entendam: quanto aos direitos civis, laborais etc etc, há que se respeitar a igualdade, no mais, homens e mulheres são diferentes sim e se complementam! E tb há que se respeitar isso e aí está a delícia da convivência. Não suporto os -ismos nesse caso tb, como vc disse, e cada um na sua, pq o mundo precisa dos dois em seus papéis, e não estou falando de trabalho doméstico.
    Um beijo pra vc, querida, estou adorando passar por aqui e te convido a visitar o Babel, ok?
    Até!

    ResponderExcluir

EVITE ENTRAR PARA MINHA LISTA DE DESAFETOS:

Por favor, não gaste o meu tempo precioso, fazendo com que eu leia comentários do tipo "- Legal, passe lá no meu blog!", "Muito bom, adorei!", "Lindo seu blog, visita 'tá?'", "auhuhauhau" ou coisa parecida.

Não busco impressões de alguém que escreve como quem tem uma ejaculação precoce!

Kiso