Por Nat Valarini
Os efeitos nocivos, de um modo geral, já são conhecidos pela maioria da população, o que leva o hábito de pitar e os próprios fumantes a serem indesejados e vistos com maus olhos na atualidade.
Não sou uma das melhores sujeitas para levantar a bandeira da geração saúde, entretanto, há uma coisa da qual sou consciente: o tabagismo é, extremamente, prejudicial à saúde.
O glamour envolvendo o ‘bom’ e velho cigarrinho foi transferido para o narguilé (arguilé ou hookah). Principalmente entre os alternativos de plantão, o “cachimbão de água” tornou-se o modismo da vez: reúnem a turma para aquele momentinho super-cult e, envolvidos pelo fumacê, dão início a sessão de Narguilé que pode variar de 20 minutos a uma hora.
Diferentemente do que pensam os leigos, ele pode ser tão nocivo (ou até mais!) que um cigarro comum, pois a quantidade de fumaça inalada corresponde a mesma ao se tragar 100 cigarros comuns, ou seja, ‘narguinelentos’ estão mais expostos a nicotina, monóxido de carbono, e outras coisinhas ‘tiro e queda’ para ferrar com o organismo de qualquer um!
Não satisfeitos com a paulada na cabeça, os hypes estão utilizando o velho hábito oriental com grandes modificações made in ocidente: substituindo o fumo aromatizado pela hervinha do capeta (leia-se, Maconha) e outras tranqueiras. A água usada para ‘filtrar’ a fumaça, tem dado lugar a energéticos e bebidas alcoolicas.
Posso destacar mais um probleminha?
A piteira, ao ser repassada de boca em boca, pode transmitir doenças como hepatite A.
Nem adianta vir com a desculpa de que é cultural, é uma forma de entrar em contato com costumes de outros povos. Please, faça um intercâmbio saudável!
Antes de querer ‘pagar de cult’, tenha cuidado ao fazer suas escolhas. Um momento breve de prazer pode gerar consequencias graves por toda uma vida. Pense nisto!
Imagem: http://www.tabac-stop.net/
Narguilé: Modismo X Saúde by Nat Valarini is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at garotapendurada.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://garotapendurada.blogspot.com/.
Nat, é interessante que mudam os tempos mas a mania continua a mesma. Fumar um cigarrinho era um glamour, era um Charm ( tinha esse cigarro) e muita gente morreu com um cigarro na boca. Morreram pelo modismo.
ResponderExcluirAgora é o Narguilé. A essência (não o fumo em sim)e a mesma: glamour, modismo, charme, sofisticação.
Perdem a saúde mas não perdem a pose. E olha que até o SUSto alerta...
abraços!
Não conheço muita gente que fume através de narguilé, aliás, não tenho muitos amigos fumantes. Agora, concordo com você quando diz que há pessoas que querem "pagar de cult". Acho isso coisa de gente vazia e carente de atenção, como se implorasse "Ei, ei! Olhem pra mim! Olhem como eu sou legal! Me amem, por favor, me amem!"
ResponderExcluireu particularmente acho essa parada de Narguilé pura modinha .
ResponderExcluirwww.celebritypoke.blogspot.com
Não sei.
ResponderExcluirAcredito realmente que as pessoas podem - e devem - fazer suas escolhas e me considero muito pouco adequado a dizer o que elas devem ou não fazer. Sinto-me constrangido com isso, a não ser que a pessoa em questão seja um de meus descendentes.
Mas a postagem é perfeita. Há uma certa mitologia nos experimentos com drogas, ainda mais quando entra em jogo o exotismo oriental.
Já experimentei haxixe com esse troço. Não vale a pena.
É... essa coisa de pagar de cult é realmente bizarro! Ou você é ou não é... Não precisa forçar a barra... E na boa... Pra quem fuma cigarro, o Narguilé é bacana pra dar uns 2 ou 3 tragos... Depois fica enjoativo... Então é desculpa pra quem quer fumar e não ser tachado de fumante... Agora essa coisa de colocar maconha já é "noiação" demais dessa mulecada... Sem noção...
ResponderExcluirMuito bom o blog!!
Oi, Nat! Excelente post. Já fui a uma Cafeteria, certa vez e vi um grupo de pessoas fumando isso. Achei o cheiro horrível. Detesto cigarro ou qualquer tipo de droga, pois acaba que a pessoa comete suicídio a longo prazo - se paramos pra pensar.
ResponderExcluirBeijos,
=]
-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com
Já fumei...mas bem antes de virar modinha,não achei maravilhoso nem totalmente ruim,fumaria de novo,meu amigo tem um em casa...mas nada de maconha ou paradas pesadas...
ResponderExcluir"Please, faça um intercâmbio saudável!"
ResponderExcluirMuito bem.
Beijos
Tudo faz mal e causa cancêr. Isso é fato. Outro dia, li quye beber cafezinho em copo plástico dá cancêr. Aí os caras mandam aquele monte de teoria, dizendo que a cafeína em alta temperatura faz o copo plástico soltar uma substância noçiva e..... blábláblá foda-se!
ResponderExcluirNão acho que devamos nos privar de "coisas", pelo risco que elas possuem. Também não pra sair por ai dando tiro no pé. Tudo é uma questão de por na balança.
Enquanto isso, continuo levantando a bandeira do alcool.
Até...
Sei lá, mas sempre achei aquele treco muito nojento... Talvez pelo fato de passarem de boca em boca... É como você falou, até uma hepatite pode ser transmitida assim!
ResponderExcluirTenho uma amiga que se acha super in, hype total e é ligada nessas ondas. Teve uma época que ela queria porque queria experimentar absinto. Há pouco tempo foi a vez do narguilê. Fazer o que, né? Cada doido com a sua mania... Agora esperar qual vai ser sua próxima piração...
Excelente post (como sempre)! Tava com saudades... Aparece lá no "Diz"!
Beijão!
Nat, sempre vc para levantar questões pertinentes redigidas de forma interessante e leve!
ResponderExcluirAs vezes tenho a impressão que maconha + red bull + KY + meia hora dando o cú é o que certos caras precisam para ficar na onda.
Td bem... Perdoe-me pela grosseria...
Tira o KY da lista! Por mim eles podem dar a seco.
*OFF POST
Recebi um convite estranho no Orkut. Posso add?
Quando me responder, passe a senha! :D
Kiso
By the way, à seco tem crase! :D
ResponderExcluirÉ, foi-se o tempo em que fumar tinha um quê de glamour... mas tem besta pra tudo.
ResponderExcluirComo sempre, ótimo texto.
Oi Nat!
ResponderExcluirBom, fumar na minha opinião é a mesma coisa que uma pessoa tentar se suicidar usando uma colher. Demora, mas uma hora ela se mata.
Nunca coloquei um cigarro na boca, nunca fiquei bebado e nem usei nenhum tipo de droga então posso falar com propriedade que fumar alem de ser prejudicial a saude é uma puta besteira.
A mim não cola que a pessoa começa a fumar por curiosidade, pra aproximar as pessoas, etc. Fumar não aproxima ninguem, só afasta quem não gosta do cheiro insuportavel do cigarro.
Esse narguile eu nem comento pq odeio modinhas e gente que vai no embalo dos outros...
Mais uma vez parabens pela postagem!
Adoro vir aqui!
bjO*
taí que eu nem sabia que isso tava virando modinha... de todo jeito foi importante vc ter mostrado os maus que isso pode causar, piores ate que o famoso cigarro.
ResponderExcluirparabens pelo blog (nunca vou casar de dizer isso)
=]
www.thiagogaru.blogspot.com
Eu odeio cigarro, a fumaça dele fede e não é nada bom pra saúde, portanto... POr mim se as pessoas querem se matar que se matem, mas o problema é que levam a gente por tabela por fumarem perto de nós. Aliás, as drogas em geral (lícitas ou não?) são sempre assim... Desculpas para entretenimento social.
ResponderExcluirAh! Recadinho:
Estou aqui pra pedir o seu voto na minha campanha: VOTA NEU, na comunidade "Eu tenho um blog" categoria humor. Conto contigo!!
Valeu!
(tá com maior cara de spam rs)
MELHOR OPINIAO
Perfeito você soube usar bem das palavras para fazer uma "companha" extramamente sútil e veradadeira. Não usou da prepotência de que tudo sabe, nem danificou a imagem daqueles que são tantas vezes fracos e vulneráveis ao vicio...Muito bom mesmo a sua escrita.
ResponderExcluirUm beijo.
Eu não fumo, mas tenho uma amiga que fuma. E dói vê-la morrendo aos poucos. Sei que eu posso morrer antes, mas ver aquele cigarro consumindo toda a inteligência dela... me dá angústia.
ResponderExcluirVício malvado.
Beijos.
Oi Nat.. Cá estou eu de novo e novamente...
ResponderExcluirBom.. eu me mato aos poucos... mas estou tentando parar de fumar..
A questão é força de vontade e o grau do vício. No meu caso, força de vontade eu tenho, o problema é o grau de vício que é alto.. por causa disso, estou tomando remédio para compensar a ansiedade da falta da nicotina...
Mas vou conseguir...
Quanto ao post.. se eu que fumo a muito tempo já não me sinto muito bem, imagina em uma inalada apenas ingerir fumaça de 100 cigarros...
Seria mais fácil se enfiar num forno de tijolos.. (acho que é olaria.. sei lá...)
Mas enfim.. vim aqui te dizer que estou de blog novo tb...
De uma passada no OPINE NO BLOG pra ter informações tá?
Beijos e espero tua visita...
Eu que estava com vontade de experimentar, acabou a vontade num minuto (de leitura).
ResponderExcluirJá fumei por 10 anos de minha vida, parei por tres anos, voltei e agora parei de novo e acho que agora é definitivo.... Estou numa de que se não cuidar de mim agora será tarde de mais.
Hey Nat, fiz um blog diferente, com textos..
ResponderExcluirda uma olhada lá!
http://visaodarazao.blogspot.com/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirInteração cultural abrangendo métodos para diminuir (acabar, quem dera) o número de famintos no mundo (particular e coletivo), quase ninguém tem tanta avidez. É uma pena que a maioria deite as costas sobre vazios como este. O ser humano e o vazio se prendem com tanta facilitade, adversa a dificuldade de se soltar.
ResponderExcluirUm abraço e boa sorte! =)
Esse negócio de narguilé é realmente tosco... Bem como fumar e etc.
ResponderExcluirEsta semana eu iniciei uma parada tripla: estou tentando parar de fumar, beber e de comer carne.
Mas o que tem me impressionado é que no meio da universidade que estudo tem uma série de pessoas aderindo a isso. Que estão parando de fumar, beber e talz... (tá certo, alguns continuam fumando maconha, mas já é alguma coisa).
Pelo menos isso levanta alguma luz sobre todos esses hábitos destrutivos tão comuns hoje em dia.
Abraços
.
http://solucomental.blogspot.com
Pelo menos isso de algum modo levanta alguma luz sobre essa idiotice de que para ser legal tem que se beber, fumar e etc.
SINGELA NAT VALARINI.
ResponderExcluirAQUI NO RIO DE JANEIRO, TUDO ISTO ESTÁ ULTRAPASSADO, COMO VOCÊ LEU NOS JORNAIS A MOÇADA POR AQUI ESTÁ CHEIRANDO COCAINA MISTURADO COM CIMENTO BRANCO.
PÔ, LEGAL AÍ MANO.O MAIOR BARATO!!!
DESCULPE O ESQUECIMENTO, MAS SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR. E PARABÉNS PELO BLOG!!!
ResponderExcluirBastante cultural mas, não é nada saudável!
ResponderExcluirDe boa
ResponderExcluircurti seu post
muito bom para informar pessoas leigas....
hoje em dia acontece muito isso q vc sitou de pessoas usaram erva no lugar de essencia e bebidas alcollicas no lugar de agua.
mais no mercado atual se procurar vc v q ha muitos modos de fumar narguile sem comprometer tanto sua saude como usando essencias sem nicotina (soex)...
isso eh igual a epoca em q se sujou o nome da raça pit-bull,os proprios usuarios usando de forma incoerente suajam o nome de algo q eles dizem gostar tanto.